Carrefour, Nestlé e outras empresas gigantes anunciaram aliança contra desmatamento, cobrando ações de fornecedores
shutterstock
Carrefour, Nestlé e outras empresas gigantes anunciaram aliança contra desmatamento, cobrando ações de fornecedores

Um grupo de 17 gigantes de bens de consumo, entre varejistas e fabricantes, decidiram apertar o cerco contra fornecedores e lançaram uma aliança global contra o desmatamento, a Forest Positive Coalition of Action (Coalizão de Ação Positiva da Floresta, em tradução livre).

Participam da iniciativa, anunciada na terça-feira (22) no âmbito da Semana do Clima 2020 , o Consumer Goods Forum (CGF), multinacionais como Carrefour, Nestlé, Danone, PepsiCo, Unilever e Walmart, entre outras, que juntas somam um valor de mercado de US$ 1,8 trilhão (o equivalente a R$ 9,85 trilhões). .

A ideia do grupo é acabar com o desmatamento e com a degradação florestal nas principais cadeias de suprimentos de commodities, tais como óleo de palma, soja, papel e celulose, e impulsionar mudanças transformadoras em todo o setor industrial.

"Estamos mudando ativamente nosso modelo para nos tornarmos negócios positivos para a floresta. Estamos totalmente comprometidos em envolver os atores da cadeia de suprimentos, colocando a mão na massa e trabalhando coletivamente para catalisar a mudança", afirmou o presidente do Carrefour , Alexandre Bompard.

O Brasil deve retomar esse ano o posto de maior produtor de soja do mundo, superando os Estados Unidos, com uma safra recorde de 121 milhões de toneladas do grão, segundo a projeção revisada divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no início de setembro. O país é também o segundo do mundo em produção de celulose, atrás dos Estados Unidos.

"Acreditamos que a proteção florestal é um fator de estímulo ao crescimento econômico, não um sacrifício ao crescimento. Na esteira da crise da pandemia de Covid-19, devemos garantir que os esforços para proteger as florestas sejam parte da resposta global. Esta resposta exige que todos os atores com interesse em acabar com o desmatamento e que estão comprometidos em fazer parte da solução se unam", afirmou Grant Reid, presidente da Mars, dona de marcas como M&M's, Stickers, Twix e Uncle Ben's, em um comunicado.

Você viu?

A ação da coalizão será coordenada com produtores, fornecedores, governos locais e sociedade civil.

"A ação de várias partes interessadas é crucial, particularmente o engajamento político nos níveis nacional e regional, assim como o forte apoio da comunidade de investimentos", ressalta Bompard.

A iniciativa das empresas, lançada durante a Cúpula do Impacto do Desenvolvimento Sustentável do Fórum Econômico Mundial, que está sendo realizada online nesta semana, surge no momento em que o Brasil vem sendo alvo de críticas de ONGs, empresas e investidores por não conter o desmatamento.

Neste ano, o país já vive uma fuga recorde de investidores estrangeiros, situação que pode piorar com a questão ambiental.

Na semana passada, o vice-presidente Hamilton Mourão recebeu uma carta de um grupo de oito países, liderado pela Alemanha, cobrando ações de combate ao desmatamento na Amazônia .

Nesta terça-feira, o ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), Augusto Heleno, afirmou que o Brasil pode retaliar países que adotem políticas de boicotes a produtos brasileiros por questões ambientais. Também ressaltou que as queimadas na Amazônia têm um fator criminoso, mas defendeu que incêndios no Pantanal foram acidentais.

A declaração foi feita pouco antes do discurso do presidente Jair Bolsonaro na abertura da Assembleia Geral da Organização Nacional das Nações Unidas (ONU). Bolsonaro disse que o país vive uma campanha de desinformação sobre a Amazônia e o Pantanal. Os dois biomas vem registrando aumento de queimadas e desmatamento.

Conheça as empresas que integram a aliança

  • Carrefour;
  • Colgate-Palmolive Company;
  • Danone;
  • Essity;
  • General Mills;
  • Grupo Bimbo;
  • Jerónimo Martins;
  • Mars, Incorporated;
  • METRO AG;
  • Mondelēz International;
  • Nestlé;
  • P&G;
  • PepsiCo;
  • Sainsbury's;
  • Tesco;
  • Unilever; e
  • Walmart.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!