Brasil Econômico

Prefeito Marcelo Crivella durante coletiva de imprensa
Hermes de Paula / Agência O Globo
Prefeito Marcelo Crivella durante coletiva de imprensa

A prefeitura do Rio de Janeiro anunciou nesta segunda-feira (31) que a 6ª fase do processo de retomada de atividades econômicas durante a pandemia da Covid-19 , doença causada pelo novo coronavírus (Sars-CoV-2) vai acontecer em etapas. Na fase 6A, que começa a partir de amanhã, será permitida a reabertura de museus, galerias de artes, parques de diversão, bibliotecas e centros culturais. Cinema, teatro, lonas e arenas continuam proibidos, assim como o banho de sol.

Em entrevista coletiva, o governo municipal não definiu uma data para o retorno das aulas. Em seu pronunciamento, o prefeito Marcelo Crivella mencionou apenas uma pesquisa feita com pais de alunos da rede municipal, que mostra que 60% dos pais são contra e 40% são a favor do retorno na rede municipal. A decisão, no entanto, dependeria da Justiça.

Apesar da proibição, muitos cariocas já vinham desrespeitando a determinação da prefeitura. No domingo (30), as faixas de areia das praias ficaram lotadas na Zona Sul e na Zona Oeste da cidade. A fase 5 liberou os ambulantes e o banho de mar, mas não a permanência na areia.

“Entendemos que é possível dar continuidade na fase 6A. Vamos apresentar uma subdivisão da fase 6, como fizemos na fase 3, que têm um número maior de atividades, que podem impactar na curva de contaminação”, afirmou Flávio Graça, superintendente de Inovação, Pesquisa e Educação da Vigilância Sanitária.

Haverá também a fase 6B e, depois disso, um período conservador, que, segundo ele, deverá se estender até o ano de 2021. A partir de agora, as novas fases de flexibilização terão duração de 30 dias e não mais 15, como vinha acontecendo.

Nesta fase, de acordo com Graça, cursos profissionalizantes e de capacitação, que são geralmente fornecidos ou por empresas ou por instituições, poderão ser realizados de forma presencial respeitando os critérios de segurança e afastamento.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!