Após "debandada", Paulo Guedes anuncia nomes de novos secretários da pasta

Diogo Mac Cord assumirá pasta de Desestatização e Caio Andrade ficará com secretaria de Desburocratização nos lugares de Salim Mattar e Paulo Uebel

Caio Andrade e Diogo Mac Cord foram os nomes escolhidos pelo ministro
Foto: Montagem/Agência O Globo
Caio Andrade e Diogo Mac Cord foram os nomes escolhidos pelo ministro

O ministro da Economia, Paulo Guedes, definiu nesta quinta-feira (dia 13) os sucessores dos ex-secretários Salim Mattar e Paulo Uebel , que deixaram a equipe econômica nesta semana.

Para a pasta de Desestatização, Desinvestimento e Mercados, que era ocupada por Mattar, o escolhido foi Diogo Mac Cord, que hoje é secretário de Desenvolvimento da Infraestrutura do Ministério da Economia . Caio Andrade, atual diretor do Serpro, assumirá a secretaria de Desburocratização, Gestão e Governo Digital, antes sob o comando de Uebel.

As indicações ocorrem dois dias após os ex-secretários — na equipe desde o início do governo — deixarem o time de Guedes , no que o ministro considerou uma "debandada" na equipe econômica. Ambos estavam insatisfeitos com as pautas que tocavam na pasta: a reforma administrativa e as privatizações.

Os novos escolhidos terão pela frente o desafio de avançar em medidas que enfrentam resistência do Congresso e do próprio presidente Jair Bolsonaro.

Nos últimos dias, no entanto, após Guedes demonstrar insatisfação com a pressão por gastos contrária à agenda liberal, Bolsonaro fez acenos de ampliar o apoio às propostas.

Você viu?

No campo das privatizações , Mac Cord terá o desafio de encaminhar projetos como a privatização da Eletrobras e dos Correios, que precisam de aval no Congresso. Nos últimos meses, o técnico trabalhou diretamente nas articulações em torno do novo marco do saneamento, aprovado recentemente pelo Legislativo.

Engenheiro mecânico, o novo nome das privatizações é mestre em Administração Pública pela Universidade de Harvard, onde se especializou em investimentos de infraestrutura.

Já Caio Andrade, atual diretor presidente do Serpro , assume com a missão de ajudar nas negociações da reforma que mexe com as regras do funcionalismo público, embora a proposta do governo já esteja pronta e aguardando apenas aval de Bolsonaro para ser encaminhada ao Congresso.

O currículo de Andrade tem mais ligação com outras pautas da pasta que assume, que também trata da agenda de digitalização de serviços prestados pelo governo. O novo secretário é empreendedor na área de tecnologia de informação e é formado em Comunicação Social pela USP.

Ele tem mestrado em administração de empresas pela Duke University e pós-graduação em Administração e Gestão por Harvard, segundo nota oficial do Ministério da Economia.

Com o remanejamento dos outros cargos, a presidência do Serpro será ocupada por GIleno Barreto, atual diretor Jurídico e de Governança e Gestão da empresa. O ministério não divulgou quem ocupará a secretaria de infraestrutura com a saída de Mac Cord .