Auxílio negado também pode ser contestado por meio do site da Dataprev
Divulgação
Auxílio negado também pode ser contestado por meio do site da Dataprev

Os trabalhadores que se inscreveram para receber o auxílio emergencial  do governo federal, mas tiveram o benefício negado, ganharam mais um canal para contestação do resultado . Agora, é possível pedir a reconsideração também por meio do site da Dataprev. Até então, essa reclamação era feita apenas pelos canais da Caixa Econômica Federal (site e aplicativo Caixa / Auxílio Emergencial).

De acordo com o Ministério da Cidadania, o canal da Dataprev é voltado, principalmente, para os casos em que o indeferimento se dá por alteração da situação da pessoa com a atualização da base de dados cadastrais.

As situações mais comuns, neste caso, são de pessoas que eram menores de idade e completaram 18 anos; cidadãos que foram servidores públicos ou militares, mas não têm mais esses vínculos; e pessoas que perderam seus empregos e não têm direito ao seguro-desemprego ou não recebem o Benefício Emergencial de Preservação do Emprego e da Renda (valor pago aos trabalhadores que tiveram suspensão temporária do contrato de trabalho ou redução de jornada e salário ).

Como fazer a contestação

Ao entrar no site da Dataprev , o cidadão pode fazer a consulta à situação do auxílio . Para isso, é preciso informar o número do CPF, o nome completo e o nome da mãe, além da data de nascimento, selecionando a opção "Não sou robô".

Na tela onde aparece o resultado do processamento, o trabalhador pode selecionar o botão "Contestar análise", que aparece abaixo.

"A resposta após o reprocessamento será informada por meio das plataformas digitais da Caixa (site ou aplicativo) e pelo site da Dataprev", informou o Ministério da Cidadania.

Você viu?

Análise de outras reclamações

A Dataprev é a empresa de processamento de dados do governo responsável por analisar os dados dos trabalhadores, a fim de confirmar se fazem ou não jus ao auxílio. Um vez reconhecido o direito, o pagamento é liberado para a Caixa Econômica Federal .

Além de analisar as contestações que agora serão feitas em seu site, a Dataprev continuará a processar as reclamações apresentadas pelos canais da Caixa (site e aplicativo).

A contestação também pode ser feita na Defensoria Pública da União (DPU), de forma extrajudicial, ou seja, sem a necessidade de entrar com ação na Justiça. A recomendação é que o cidadão busque informações sobre a unidade da DPU em seu município pelo site www.dpu.def.br/contatos .

Além disso, a alternativa para as cidades que não contam com a DPU é a Justiça Federal, ou seja, que o cidadão ajuíze direta e gratuitamente seu processo.

Liberações após reanálise dos pedidos

Segundo o Ministério da Cidadania, mais de 800 mil pessoas consideradas inicialmente inelegíveis para o recebimento do auxílio já foram beneficiadas após apresentarem contestações via aplicativo ou site da Caixa. Elas vão a receber a primeira parcela do benefício nesta quarta-feira (5).

Outras 300 mil — que tiveram o auxílio negado porque existiam registros de vínculos com as Forças Armadas ou com o serviço público estadual ou municipal — também já tiveram seus pagamentos liberados. De acordo com o governo, verificou-se que esses vínculos não existiam mais.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!