Auxílio: Caixa paga nova parcela a 5,7 milhões nesta sexta-feira; confira grupos

Trabalhadores nascidos em abril e beneficiários do Bolsa Família com NIS final 0 serão contemplados com novo pagamento

Foto: Agência Senado
Confira quais grupos recebem nova parcela nesta sexta-feira

A Caixa Econômica Federal começa a depositar, nesta sexta-feira (31), o  auxílio emergencial de R$ 600 para os trabalhadores que nasceram em abril. São cerca de 3,8 milhões de beneficiários do chamado Ciclo 1, que ainda aguardam a primeira, a segunda, a terceira ou a quarta parcela do benefício. O dinheiro será creditado na conta poupança social digital da Caixa, e inicialmente a quantia será liberada somente para pagamentos e compras pelo aplicativo Caixa Tem.

Na primeira fase do programa de auxílio , os pagamentos eram divididos por parcelas. Agora, denominado como Ciclo 1, o novo calendário de pagamentos inclui todas pessoas nascidas no mês em questão.

A possibilidade do saque em dinheiro para os nascidos em abril será liberada no sábado dia 8 de agosto. Neste sábado, dia 1º de agosto, estará disponível a retirada em espécie para 7,4 milhões de pessoas nascidas em fevereiro e março, que receberam o despósito nos dias 24 e 29 de julho, respectivamente.

Esse grupo é formado por trabalhadores informais, autônomos, desempregados sem seguro-desemprego, inscritos no CadÚnico sem direito a Bolsa Família e microempreendedores individuais (MEIs) que se inscreveram pelo aplicativo Caixa / Auxílio Emergencial ou pelo site (caixa.gov.br).

Datas diferentes de crédito e retirada

Num primeiro momento, o dinheiro estará disponível apenas para a quitação de contas e o pagamento de compras via cartão de débito virtual ou QR Code (aproximando o celular da maquininha do estabelecimento comercial). Toda a movimentação continuará sendo feita pelo aplicativo Caixa Tem (disponível para aparelhos com sistemas Android e iOS).

Somente depois a quantia será liberada para saque ou transferência bancária, de acordo com o mês de nascimento. Nas datas indicadas no calendário de saque em dinheiro, o eventual saldo existente na poupança social digital será transferido automaticamente para a conta que o beneficiário tiver indicado por meio da plataforma digital.

Pagamento do Bolsa Família

Também nesta sexta, a Caixa deposita a quarta parcela do auxílio para 1,9 milhão de beneficiários do programa com Número de Identificação Social ( NIS ) de final 0. O saque pode ser feito com o cartão original do programa.

Agora, os beneficiários receberão apenas mais uma parcela do auxílio. A quinta cota será liberada de 18 a 31 de agosto.

Confira o calendário da 5ª parcela para o programa

  • NIS com final 1 - 18 de agosto
  • NIS com final 2 - 19 de agosto
  • NIS com final 3 - 20 de agosto
  • NIS com final 4 - 21 de agosto
  • NIS com final 5 - 24 de agosto
  • NIS com final 6 - 25 de agosto
  • NIS com final 7 - 26 de agosto
  • NIS com final 8 - 27 de agosto
  • NIS com final 9 - 28 de agosto
  • NIS com final 0 - 31 de agosto

Total de beneficiários

Segundo o Ministério da Cidadania, o Bolsa Família chegou a 14,283 milhões de famílias no mês de julho. Mais de 95% do público beneficiário receberam o auxílio emergencial. Com esse recurso, a renda média das famílias foi de R$1.115,05.

Desse total de famílias contempladas, 704.125 permaneceram na folha de pagamento regular do programa, por terem um benefício maior do que a ajuda dada pelo governo em razão da pandemia.

Mais tempo para sacar o dinheiro

Na semana passada, o governo federal decidiu prorrogar o prazo de validade dos benefícios do Bolsa Família, em razão da pandemia . Com isso, os beneficiários ganham mais tempo para sacar o dinheiro. A possibilidade de saque, portanto, vai durar enquanto estiver em vigor o estado de calamidade pública nacional, em decorrência do coronavírus. Por isso, não é preciso correr para fazer a retirada.

Antes, o dinheiro ficava disponível por até 90 dias. Após esse prazo, se não fosse retirada, a quantia retornava para os cofres públicos.

"A prorrogação vale para todas as parcelas do Bolsa Família pagas que ainda estejam válidas, segundo o calendário de pagamentos e o calendário operacional do programa", informou o Ministério da Cidadania, acrescentando que o objetivo é evitar aglomerações e formação de filas nas agências da Caixa Econômica Federal, nas casas lotéricas e nos correspondentes Caixa Aqui , que são pagadores do benefício.