Desbloqueio da conta do auxílio emergencial é dividido em dois grupos; entenda
Suspeitos de fraude estão sendo convocados às agências; outros, apenas com falhas no cadastro, devem fazer procedimento online: veja em qual grupo você pode estar
Por Letícia Sé |
Na última terça-feira (21), a Caixa Econômica Federal realizou o bloqueio de 1,3 milhões de contas poupanças digitais Caixa Tem, em que são depositados benefícios como o auxílio emergencial e o FGTS. Há dois grupos diferentes que foram bloqueados e o procedimento de desbloqueio é distinto para cada um deles.
Os 1,3 milhões de bloqueios aconteceram a pedido do Ministério da Cidadania por suspeitas de fraudes, depois da ação de hackers que roubaram o auxílio dos beneficiários. Além disso, as suspeitas de recebimento indevido do auxílio têm sido apontadas há meses por órgãos como o Tribunal de Contas da União.
Há dois grupos entre as pessoas que tiveram as contas bloqueadas.
1. Uma metade é suspeita de ter praticado fraude para recebimento do auxílio – esses receberão uma mensagem no aplicativo Caixa Tem, mostrando as datas em que são convocados a comparecer às agências da Caixa.
2. A outra parte está com dados inconsistentes e deve ajustar o cadastro no aplicativo Caixa Tem – esses receberão uma mensagem pelo aplicativo oficial Caixa Tem ou WhatsApp oficial da Caixa pedindo os ajustes.
Fique atento e sempre se comunique com a Caixa apenas pelos canais oficiais.
Saiba como são as mensagens que pessoas com contas bloqueadas estão recebendo pelo aplicativo oficial
1. Suspeitos de fraude – recebem, pelo aplicativo Caixa Tem, um calendário com datas para comparecerem às agências da Caixa:
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2.
Beneficiários com falhas cadastrais – recebem, pelo aplicativo Caixa Tem, um link para completar seus dados online: