INSS tem notificado beneficiários para cumprimento de exigências
MARCELO CAMARGO/AGÊNCIA BRASIL
INSS tem notificado beneficiários para cumprimento de exigências

Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começou a notificar nesta quarta-feira (15), os segurados que fizeram algum requerimento e caíram em algum tipo de exigência. Segundo o órgão, a notificação é automática e vai aparecer no visor do smartphone para quem tiver o aplicativo Meu INSS instalado no aparelho.

Ao mesmo tempo, o INSS começará a entrar em contato com os segurados que precisam cumprir exigências, por meio de ligações da Central 135. Quem receber a ligação será informado da pendência no requerimento e deverá fazer o envio da documentação pelo Meu INSS (site ou aplicativo). Nessa fase, devem ser contatados cerca de 325 mil segurados.

Além da notificação pelo Meu INSS e da ligação do 135, cerca de 300 mil segurados também poderão receber um SMS com as orientações sobre como proceder para o envio da documentação.

A exigência é um protocolo do INSS que significa que não foi possível concluir a análise do requerimento por falta de algum documento ou informação. Dessa forma, o segurado que tiver alguma pendência deve enviar a documentação o mais rápido possível, para que o INSS possa concluir a análise do requerimento.

Você viu?

Veja como proceder

Pelo  aplicativo ou site Meu INSS, selecionar “agendamentos/solicitações”, localizar o processo, clicar no desenho de lupa para detalhar o requerimento e, em seguida, na opção “cumprir exigência”.

Caso seja necessário incluir documentos digitalizados ou fotografados, é preciso clicar em “anexar arquivo’. Cada documento pode ter, no máximo, 5MB. Para enviar, basta clicar em “anexar” e escolher o arquivo a ser enviado. Se for preciso incluir mais documentos, é só repetir o procedimento anterior. Assim que forem anexados todos os documentos solicitados, clique em “confirmar”.

É possível, ainda, escrever um esclarecimento sobre a exigência para auxiliar a análise do INSS, no campo “responda aqui”.

Se estiver tudo certo, basta clicar em “enviar” e verificar se os arquivos aparecem como enviados.

Agora é só aguardar o processo ser analisado novamente. Qualquer novidade será informada pelos mesmos canais: e-mail, SMS ou Meu INSS.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!