Aplicativo da Caixa volta a dar problema e banco culpa congestionamento
O app Caixa Tem, que funciona como conta poupança digital para o auxílio emergencial e FGTS, ficou indisponível novamente
Por Agência O Globo |
O aplicativo Caixa Tem continua a causar problemas a quem precisa, com urgência, movimentar o auxílio emergencial ou o FGTS já depositado na conta poupança social digital aberta pela Caixa Econômica Federal.
Na segunda-feira (6), muitos beneficiários tiveram dificuldades de acessar a ferramenta, consultar seus saldos e pagar contas — como as de água, luz e telefone —, mesmo já tendo recebido o depósito.
No caso do FGTS, o governo depositou na segunda-feira a quantia de até R$ 1.045 para os trabalhadores nascidos em fevereiro. Na semana passada, já tinha creditado o valor para os nascidos em janeiro.
Trata-se de uma liberação adicional de recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço — prevista para este segundo semestre — como forma de tentar atenuar o impacto causado pela crise econômica da pandemia. Mas os saques ainda não foram permitidos. Somente as transações via aplicativo (exceto transferências).
Quanto ao auxílio emergencial, muitos trabalhadores receberam recentemente novas parcelas do benefício. Mas, por enquanto, a retirada em dinheiro também não está liberada (somente a partir de 18 de julho, conforme o mês de aniversário). Agora, o beneficiário pode apenas pagar contas e fazer compras. Por isso, há necessidade de acessar o Caixa Tem.
Serviço indisponível
Gabriel Alves, de 27 anos, que trabalha no setor de compras de um hospital em São José dos Campos, em São Paulo, é um dos que estão com dificuldades de acessar o app.
— Quando eu tento confirmar meus dados, o aplicativo avisa que o serviço está indisponível. Não passei da primeira etapa para movimentar meu FGTS emergencial. Como nasci em janeiro, eu deveria ter acesso ao dinheiro desde 29 de junho. Estava contando com isso para pagar contas e fiquei prejudicado — conta.
Para resolver problemas do aplicativo Caixa tem, muita gente tem recorrido às agências da Caixa.
Você viu?
— Já fui à agência, mas não consigo nem falar com um gerente. Não sei o que fazer, pois o teleatendimento também não funciona — conclui Gabriel.
Morador de Taquarituba, em São Paulo, Alexandre da Silva, de 34 anos, até conseguiu entrar no aplicativo, mas não pôde ver seu saldo. Desempregado desde maio, ele não teve direito ao auxílio emergencial, mas poderá fazer o saque do FGTS. Ele está com contas atrasadas.
— Já fiquei mais de uma hora na fila virtual para entrar no aplicativo. Eu consegui, mas depois deu erro na exibição do saldo. Tenho contas a pagar e dependo muito do FGTS emergencial, pois a construtora em que eu trabalhava me dispensou em maio. Na minha casa, só minha mulher está trabalhando. Tivemos que renegociar as contas todas — lamenta.
No aplicativo, a aba para fazer pagamentos também apresenta falhas constantemente, segundo relatos de usuários. Nascida em janeiro, Eliane Santos, de 32 anos, não conseguiu usar a quantia de FGTS a que tem direito desde 29 de junho.
— O dinheiro já saiu do Fundo de Garantia, pois eu vi o saldo. Mas eu tento diariamente, desde 29 de junho, fazer pagamentos pelo Caixa Tem, e a aba de pagamentos está sempre com problemas. Eu ia pagar a renovação do documento do carro com esse dinheiro. E vi também muitas mães na fila do mercado, no próprio dia 29, contando com isso para comprar alimentos. Mas não conseguiram usar. É desumano. O dinheiro do FGTS é nosso. Não estão nos dando nada. Apenas nos devolvendo — afirma a instrutora de produtividade, moradora de Vespasiano, em Minas Gerais.
O que diz a Caixa
Procurada, a Caixa afirmou que o aplicativo "está disponível 24 horas por dia, durante os sete dias da semana", mas "devido à magnitude de acessos — de, em média, 500 mil usuários por hora — pode ocorrer intermitência momentânea em alguns serviços".
Segundo o banco, os clientes e os beneficiários estão conseguindo efetivar suas operações: "Nesta segunda-feira, mais de 4 milhões de usuários concluíram suas solicitações no Caixa Tem. No acumulado, foram pagos 17,7 milhões de boletos".
A instituição financeira garantiu ainda estar promovendo melhorias na ferramenta, como a recente "ampliação da validade da sessão de cada usuário durante 72 horas, o que evita a necessidade de nova fila virtual para acessar o Caixa Tem durante esse período".