As concessionárias de veículos e os escritórios da capital paulista devem ser os próximos setores econômicos com permissão de retomar às atividades. Hoje, 04, a prefeitura de São Paulo ( SP ) assinará protocolos que dão sinal verde para reabertura na capital. Medida será publicada no Diário Oficial e entra em vigor amanhã, 05.
Leia também:
- Estabelecimentos em São Paulo precisam de autorização para reabrir; entenda
- Veja protocolo de funcionamento de shoppings centers em São Paulo
- Baixada Santista: prefeitos contestam plano SP e pretendem retomar atividades
A autorização deve ser assinadas por advogados e de contabilidade. Eduardo Tuma, presidente da Câmara dos Vereadores, será testemunha.
Você viu?
O funcionamento é permitido com as normas de restrição em vigor, mas só poderiam funcionar com 20% de sua capacidade, às portas fechadas e por tempo reduzido, desde que fora dos horários de pico.
A ideia é tornar possível para que empresas pertencentes a esses dois setores reabram na Fase 2 do plano de reabertura do estado de São Paulo . Concessionárias e escritórios enviaram à vigilância sanitária sugestões de novas normas de funcionamento durante a pandemia do novo coronavírus .
O prefeito Bruno Covas (PSDB) afirmou que os dois setores não poderá abrir depois das 7h ou antes das 10h. O horário de fechamento não deve acontecer depois das 17h e antes das 20h. Covas afirmou anteriormente que flexibilização será interrompida caso o número de casos e mortes aumente .
Entre outras regras estabelecidas, estão o funcionamento de até quatro horas; manter o distanciamento de pessoas em 1,5 metros, com barreiras físicas demarcadas pelos estabelecimentos; a disponibilização de álcool em gel, água e sabão nos ambientes da empresa; a utilização obrigatória de máscaras de proteção; controle da temperatura dos funcionários; e auxílio à testagem para Covid-19.
Mesmo com a autorização, empresas ainda devem incentivar o regime home office
, principalmente para pessoas que pertence ao grupo de risco ou pais e mães que têm filhos pequenos.