Auxílio
Lucas Tavares / Zimel Press / Agência O Globo
Este será o último pagamento para beneficiários do Bolsa Família

A Caixa Econômica Federal termina de pagar, nesta sexta-feira (29), a segunda parcela do auxílio emergencial aos beneficiários do programa Bolsa Família. Neste dia 29, recebem o benefício de R$ 600 aqueles que têm o Número de Identificação Social (NIS) com final 0. Esses beneficiários já podem sacar o valor em dinheiro, usando o cartão antigo de pagamento do benefício social.

Leia também: Próximas parcelas do auxílio podem ser cortadas? Entenda a reanálise de cadastro

O pagamento da segunda parcela do auxílio para as famílias que participam do Bolsa Família começou a ser feito no dia 18 de maio, para aqueles com NIS de final 1. Os depósitos ocorreram ao longo das duas últimas semanas.

O Ministério da Cidadania ainda não divulgou o calendário de pagamento da terceira parcela do auxílio emergencial para os demais trabalhadores. Mas os beneficiários do Bolsa Família terão o dinheiro depositado de 17 a 30 de junho, de acordo com o calendário regular do programa.

Lote extra ainda da primeira parcela

Ainda nesta sexta-feira, trabalhadores informais nascidos em dezembro que ainda não haviam sido contemplados pelo auxílio receberão a primeira parcela do benefício. Eles fazem parte de um lote extra.

Cerca de 8,3 milhões de pessoas ainda aguardavam o pagamento da primeira cota pela Caixa . Esses pessoas se cadastraram no site do banco ou no aplicativo Caixa / Auxílio Emergencial até 30 de abril. Os pedidos foram processados pela Dataprev (empresa de processamento de dados do governo federal) e liberados somente a partir do dia 19 de maio, de acordo com o mês de nascimento. Esse calendário acaba nesta sexta-feira.

Trabalhadores sem Bolsa Família começam a fazer saques

Para os trabalhadores informais, autônomos , microempreendedores individuais ( MEIs ) e desempregados (sem seguro-desemprego) não cadastrados no Bolsa Família, a Caixa começa a pagar neste sábado (dia 30) a segunda parcela do auxílio emergencial em dinheiro.

O benefício foi depositado para todos até o dia 26, mas até então era permitido ao trabalhador apenas pagar contas por meio do aplicativo Caixa Tem. Somente a partir deste sábado, o auxílio estará disponível para saques em espécie e transferências bancárias, de acordo com o mês de nascimento (veja o calendário abaixo).

Leia também: Quais as funções e limites dos três poderes? Entenda o atual foco da crise

Datas de saque da 2ª parcela em dinheiro e transferências bancárias

  • 30 de maio - nascidos em janeiro (2,6 milhões de pessoas)
  • 1 de junho - nascidos em fevereiro (2,4 milhões de pessoas)
  • 2 de junho - nascidos em março (2,7 milhões de pessoas)
  • 3 de junho - nascidos em abril (2,6 milhões de pessoas)
  • 4 de junho - nascidos em maio (2,7 milhões de pessoas)
  • 5 de junho - nascidos em junho (2,6 milhões de pessoas)
  • 6 de junho - nascidos em julho (2,6 milhões de pessoas)
  • 8 de junho - nascidos em agosto (2,6 milhões de pessoas)
  • 9 de junho - nascidos em setembro (2,6 milhões de pessoas)
  • 10 de junho - nascidos em outubro (2,6 milhões de pessoas)
  • 12 de junho - nascidos em novembro (2,5 milhões de pessoas)
  • 13 de junho - nascidos em dezembro (2,5 milhões de pessoas)

*No dia 11 de junho, não haverá pagamento, pois é feriado de Corpus Christi.

    Veja Também

      Mostrar mais