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Fernando Frazão/Agência Brasil - 8.4.16
Caixa aumentou pausa por conta de impactos econômicos da pandemia nos beneficiários dos empréstimos de moradia

A Caixa Econômica Federal anunciou nesta quinta-feira (14) que disponibiliza, a partir da próxima segunda-feira (18), a ampliação da pausa nos pagamentos de habitação por um período de 120 dias.

A pausa será aumentada automaticamente para as pessoas físicas e jurídicas que já tinham solicitado e recebido a suspensão temporária de 90 dias do financiamento habitacional e Crédito Imóvel Próprio (Home Equity).

Para quem decidir solicitar a suspensão a partir de agora, o período concedido já será de 120 dias no total.

No caso de pessoas jurídicas, esta condição é válida para os financiamentos à produção de empreendimentos e para os financiamentos de aquisição e construção de imóveis comerciais (individual).

Pedro Guimarães, presidente da Caixa, disse que “ao estender a pausa na prestação do contrato habitacional para quatro meses, o banco oferece às pessoas e empresas a oportunidade de reprogramar seu orçamento diante das dificuldades que vêm enfrentando nesse período”.

A medida faz parte das ações do banco para oferecer aos clientes alternativas para amenizar os impactos econômicos causados pela pandemia da Covid-19.

 Dados sobre pedidos de pausa

Segundo a Caixa, até o momento mais de 2,3 milhões de pessoas com empréstimos para habitação na Caixa já solicitaram a pausa nas prestações. Atualmente, 22 serviços são oferecidos pelo banco por meio do  aplicativo Habitação Caixa.

Durante o período de pausa, o contrato não está isento da incidência de juros, seguros e taxas. Os valores dos encargos pausados são acrescidos ao saldo devedor do contrato. A taxa de juros e o prazo contratados originalmente não sofrem alteração.

 Quem pode solicitar

Clientes pessoa física com contratos em dia ou com até 180 dias atraso, bem como clientes que utilizaram o FGTS para abater uma parte da prestação também podem solicitar o serviço.

Clientes pessoa jurídica com contratos em dia ou com atraso de até 60 dias (2 prestações).

Como solicitar

Se for pessoa física,  para solicitar a pausa basta acessar o aplicativo Habitação Caixa ou registrar o pedido pelos telefones 3004-1105 e 0800 726 0505, ou de forma automatizada pelo 0800 726 8068, opção 2.4.2 de segunda a sexta e aos sábados de 10h às 16h (exceto feriados). Caso o cliente faça a opção pela pausa e resolva solicitar o cancelamento, poderá efetuá-lo também através dos telefones. Se você já recebeu a pausa de 90 dias, a prorrogação para 120 dias será automática, não sendo necessário efetuar nova solicitação.

Se for pessoa jurídica, o cliente que solicita a pausa para contratos de aquisição e construção de imóveis comerciais (individual) poderá fazer o pedido pelo número 0800 726 8068, opção 2.4 ou requerida ao gerente de relacionamento. Para contratos de financiamento à produção de empreendimentos, a solicitação é realizada por meio do gerente de relacionamento. O contato com seu gerente deve ser realizado preferencialmente por meio eletrônico.

Leia:  Bolsonaro diz que Caixa vai prorrogar suspensão de prestações da casa própria

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