Governo do Estado do Rio de Janeiro poderá proibir planos de saúde de excluir inadimplentes
iStock
Governo do Estado do Rio de Janeiro poderá proibir planos de saúde de excluir inadimplentes

O governo do estado do Rio de Janeiro poderá proibir as operadoras de planos de saúde de excluir suspender ou cancelar contratos de usuários inadimplentes durante a pandemia no Estado do Rio. A Lei 8811/2020, publicada nesta terça-feira (12) no Diário Oficial do Estado, autoriza o executivo a fazer essa proibição e determina ainda que, caso isso seja feito, as empresas ofereçam a possibilidade de parcelamento da dívida, sem cobrança de juros e multa.

Leia também: Governo prorroga parcela de tributos que vencem em maio, junho e julho; entenda

Apesar da autorização, fontes do governo estadual dizem que ainda não há nenhuma previsão de que o governador Wilson Witzel determine essa proibição no momento.

Pela lei de planos de saúde , as operadoras podem cancelar os contratos individuais e familiares em caso de 60 dias de atraso de pagamento consecutivos ou não. No caso dos planos coletivos, firmados entre planos de saúde e empresas trata-se de uma negociação entre as partes.

Você viu?

De autoria deputado Anderson Alexandre (Solidariedade), a lei estadual prevê que, se adotada, a medida beneficie, além dos contratos firmados por pessoas físicas, aqueles assinados por microempreendedores individuais (MEIs), micro e pequenas empresas e optantes do regime de arrecadação de tributos denominado Simples Nacional (Lei Complementar Federal 123, de 14 de dezembro de 2006).

"A lei não propõe um calote. Mas o fato é que muitas famílias estão sem dinheiro, então é mais do que justo permitir a elas o atendimento médico nesse momento difícil, ao mesmo tempo em que as operadoras de saúde terão a oportunidade de cobrar a dívida no momento oportuno. É uma lei justa para os dois lados, consumidores e empresas", afirma o deputado.

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) já recomendou às operadoras que garantam o atendimento aos beneficiários inadimplentes durante a pandemia . A reguladora chegou a propor um acordo que garantia a liberação de R$ 15 bilhões de reservas técnicas das empresas do setor mediante ao compromisso de assistência a devedores, no entanto, só 9 das 731 operadoras do país assinaram o termo.

As operadoras admitem, no entanto, que podem ter que recorrer ao mercado para buscar crédito para enfrentar essa crise, mas dizem que garantir o atendimento a inadimplentes pode inviabilizar o setor,

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!