Produção de veículos teve seu pior mês desde a instalação da indústria automotiva no Brasil em abril
Divulgação/Nissan
Produção de veículos teve seu pior mês desde a instalação da indústria automotiva no Brasil em abril

A indústria automotiva do Brasil teve queda de 99% na produção de abril na comparação com março, de acordo com dados da Anfavea, divulgados nesta sexta-feira (8). De acordo com o presidente da associação, Luiz Carlos Moraes, este é o pior resultado desde a instalação da indústria automotiva no país, em 1957.

Leia também: Câmara pode ampliar período de corte de salário e jornada nesta sexta

A produção do mês passado somou apenas 1,8 mil carros, comerciais leves, caminhões e ônibus. A indústria tem uma capacidade para produzir cerca de 5 milhões de veículos por ano no Brasil.

Já as vendas de veículos novos despencaram 66% em abril ante março, para 55,7 mil unidades. Com isso, as montadoras encerraram o mês passado com estoques suficientes para quatro meses de vendas.

"Só não é pior porque paramos de produzir para preservar caixa", disse Moraes, em apresentação transmitida pela internet. O executivo acrescentou que a crise também impactou o setor de locadoras de veículos, um dos principais clientes da indústria automotiva: "Com a crise, cerca de 160 mil carros foram devolvidos pelos motoristas de aplicativos às locadoras por causa da queda no número de corridas", disse.

O setor foi fortemente impactado pelas medidas de quarentena adotadas por estados e municípios com o objetivo de conter o avanço da epidemia do novo coronavírus (Sars-Cov-2).

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!