Ministério da Economia vai divulgar o custo de cada semana
Geraldo Magela/Agência Senado - 8.2.19
Ministério da Economia vai divulgar o custo de cada semana "parada" na pandemia do novo coronavírus

O secretário de Política Econômica do Ministério da Economia, Adolfo Sachsida, afirmou nesta terça-feira (5) que o ministério vai divulgar o custo de cada semana parada na pandemia na próxima segunda-feira (11).

Leia também: Bancos poderão conceder empréstimo com garantia do FGTS

"Para nós termos uma estimativa melhor de PIB, precisamos saber o custo em termos de produção por semana parada", afirmou Sachsida.

O secretário fez questão de ressaltar que não há críticas a governadores ou prefeitos, mas que o cálculo é necessário para a construção do Orçamento.

"As projeções da secretaria de Política Econômica balizam o processo orçamentário. O que nós estamos fazendo aqui é calcular a projeção de PIB. Não há nenhuma crítica a governadores, não há nenhuma crítica a prefeitos, todos nós queremos salvar vidas", disse.

Apesar da ressalva do secretário, é possível que os dados sejam usados para medir os efeitos das medidas de isolamento social , criticadas pelo presidente Jair Bolsonaro. Desde o início da pandemia, Bolsonaro tem dito que as restrições são prejudiciais à economia, embora estudos e experiências ao redor do mundo apontam o distanciamento como eficaz para achatar a curva e diminuir a disseminação do novo coronavírus (Sars-Cov-2).

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!