Câmara conclui votação do 'Orçamento de Guerra' nesta terça-feira
Saulo Cruz/Agência Câmara
Câmara conclui votação do 'Orçamento de Guerra' nesta terça-feira

A Câmara dos Deputados deve concluir nesta terça-feira (5) a votação em segundo turno da proposta de emenda à Constituição (PEC) que cria o chamado Orçamento de Guerra, que separa do Orçamento da União as despesas para o enfrentamento da crise do novo coronavírus (Sars-Cov-2).

Leia também: Brasil só não tem onda de violência devido ao auxílio de R$ 600, diz Bolsonaro

O texto flexibiliza temporariamente regras fiscais para facilitar gastos emergenciais para lidar com a pandemia. Além de facilitar ações de combate à Covid-19, o regime especial permitirá que o governo injete R$ 36 bilhões em fundos garantidores para destravar a liberação de crédito a empresas.

Veja o que muda

União poderá descumprir a chamada regra de ouro

Você viu?

  • A regra fiscal estabelece que a União não pode se endividar para pagar despesas correntes, como salários e aposentadorias .
  • Com a aprovação do projeto do Orçamento de Guerra , a União poderá descumprir essa regra durante o estado de calamidade pública, que está previsto para acabar no fim deste ano.

BC poderá comprar títulos públicos ou de empresas

  • O Banco Central poderá comprar títulos públicos e privados no mercado secundário, ou seja, somente os que já foram negociados pelo Tesouro ou empresas.
  • O texto aprovado restringe as operações, ao exigir boa avaliação por agências de risco. Mas foi retirado o trecho que especificava quais papéis poderiam ser negociados, o que amplia o poder do BC.

Transparência em relação ao uso dos recursos

  • As despesas para o enfrentamento ao coronavírus devem estar em programações orçamentárias específicas e na prestação de contas do presidente da República.
  • Em outro ponto, o presidente do Banco Central também deverá prestar contas ao Congresso sobre as operações da autoridade monetária.

Permite contratação de pessoal, serviços e produtos para enfrentar a crise

  • A proposta também prevê contratações simplificadas de pessoal, serviços e produtos. O processo deve respeitar, quando possível, a competição e a igualdade de condições entre concorrentes.
  • Para a distribuição de equipamentos e insumos de saúde, a União deverá publicar os critérios utilizados na decisão de qual estado ou município receberá os produtos.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!