Famílias e pequenas empresas sofrerão impacto econômico da pandemia
Marcello Casal Jr/Agência Brasil
Famílias e pequenas empresas sofrerão impacto econômico da pandemia

O Banco Central ( BC ) divulgou nesta quarta-feira o Relatório de Estabilidade Financeira que apontou para uma redução na oferta de crédito para famílias e pequenas e médias empresas devido aos efeitos do coronavirus na economia. O relatório é publicado semestralmente.

O Banco Central espera que uma "eventual persistência" da piora nas condições de emprego e renda neste ano possa levar a uma maior renegociação de dívidas e aumento no nível de inadimplência.

Leia ainda: Déficit nas contas públicas deve chegar a R$ 600 bi neste ano

"Diante da Covid-19, a tendência é que o ritmo observado de crescimento sofra redução nos próximos semestres, aumentando as operações de reestruturação de dívidas para adequação da capacidade de pagamento das famílias".

Você viu?

Para as pequenas e médias empresas, a situação é parecida com a das famílias, mas bem diferente do cenário de 2019, que registrou um aumento do financiamento para a categoria.

"Para as PMEs, o crescimento do crédito bancário deverá perder força e, nos próximos meses, deveremos observar operações de reestruturação de dívidas para adequar a capacidade de pagamento das empresas à nova realidade".

No caso das grandes empresas, a situação é um pouco diferente. Como elas têm mais segurança e mais recursos para se manter durante a crise, devem sofrer menos, mas mudar a forma de financiamento.

Anteriormente, essas empresas estavam se financiando direto no mercado financeiro. No entanto, esse mercado caiu bastante e está volátil. O BC então espera que essa categoria se volte aos bancos para se financiar.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!