A Caixa Econômica Federal deve criar 30 milhões de contas  poupanças sociais digitais para auxílio emergencial. O banco divulgou um passo a passo de como acessar e receber o auxílio emergencial de R$ 600 por esse tipo de poupança.

Trabalhadores informais, desempregados, contribuintes individuais do INSS e MEIs com direito ao auxílio podem se cadastrar no site ou aplicativo Caixa Auxílio Emergencial e escolher receber o dinheiro na Poupança Social Digital Caixa.

A poupança a ser aberta é gratuita e isenta de cobrança de tarifas de manutenção, e poderá ser movimentada por meio do aplicativo Caixa TEM. Os que receberem o crédito do auxílio por meio da conta digital poderão efetuar transferências ilimitadas entre contas da Caixa ou realizar gratuitamente até três transferências para outros bancos a cada mês, pelos próximos 90 dias.

Além disso, podem por ela pagar boletos e contas de água, luz, telefone, entre outras.

Todos os trabalhadores incluídos no Cadastro Único até 20 de março  com direito ao auxílio que não tiverem uma conta identificada  terão conta poupança social digital aberta automaticamente pela Caixa a conta poupança social digital. 

Veja o tutorial oficial do aplicativo da Caixa para abrir Poupança e receber o auxílio emergencial
Reprodução Caixa
Veja o tutorial oficial do aplicativo da Caixa para abrir Poupança e receber o auxílio emergencial


Confira o tutorial da Caixa para acessar a poupança social digital:

1. Abra o aplicativo Caixa Auxílio Emergencial no celular e aperte na opção "Acompanhe sua solicitação"


2. Digite os números do seu CPF e aperte na opção "Eu não sou um robô".


3. Digite seu nome completo, a data de nascimento e o nome da sua mãe.


4. Você vai receber um código por SMS pelo celular que usou para cadastrar no aplicativo. É preciso sair do aplicativo Caixa Auxílio Emergencial, ir até a caixa de mensagens do celular e digitar os números em "Código recebido". Guarde esse código. Você vai precisar dele novamente.


5. Vem a mensagem de que o auxílio emergencial foi aprovado e que será recebido pela poupança social digital Caixa. Será preciso baixar o aplicativo pelo link "Acessar Caixa Tem" pela Apple Store ou Google Play.


6. Aperte em “Instalar”.


7. Abra então o aplicativo Caixa Tem no celular e aperte em "Sou beneficiário".


8. Digite os números do seu CPF.


9. Saia do aplicativo e vá até a caixa de mensagens (SMS) do celular. Lá você vai anotar os números que recebeu por mensagem e digitar no aplicativo Caixa Tem. A mensagem que aparece é a seguinte: "Agora, digite o código de validação que você recebeu. Informe o último código que você utilizou no aplicativo do Auxílio Emergencial ou verifique suas mensagens SMS".


10. Quando digitar os números, vai aparecer a tela com a mensagem: “Estamos quase prontos. Nos próximos passos, você criará usuário e senha de acesso para utilizar sua nova Poupança Social Digital”.

Você viu?


11. Aperte em Continuar para abrir a tela do Caixa Tem.


12. Faça o login. Se você já fez o login Caixa em outros aplicativos, como do FGTS ou Habitação Caixa, por exemplo, pode usar a mesma senha de acesso. Não é preciso fazer novo cadastro. Se você não fez o cadastro ainda, serão necessárias algumas informações pessoais, como CPF e nome completo.


13. Digite a data do nascimento e e-mail. Será necessário digitar o e-mail duas vezes.


14. Escolha uma senha que não pode ter mais de 2 números em sequência (1 e 2 ou 8 e 9, por exemplo) nem ser o dia do seu aniversário. Depois clique em "Não sou um robô".


15. Saia do aplicativo Caixa Tem, abra seu e-mail e procure por uma mensagem recebida com o nome "Login Caixa. Quando abrir, é preciso clicar no link para confirmar suas informações. Se não achar o e-mail, verifique na pasta SPAM.


16. Para fazer o login, digite o número do CPF na primeira tela e sua senha na segunda tela.


17. Digite o número do seu celular e os números do CEP de sua residência.


18. O aplicativo vai para a página principal, aperte em Auxílio Emergencial".


19. Aperte em "Consultar o Auxílio na Poupança Social Digital".


20. Na tela seguinte, vem a informação que a requisição está sendo processada. Talvez seja preciso responder mais algumas perguntas para confirmar o pedido. Mas atenção: as informações não podem estar erradas, isso pode atrapalhar o cadastro.


21. Após as respostas das perguntas, na tela seguinte será preciso apertar em "Receber Código", verificar novamente a caixa de mensagens (SMS) do celular e digitar o novo código.


22. Escolha um nome para que você lembre qual celular está cadastrado no Login Caixa. Pode ser a marca ou modelo do seu celular, por exemplo.


23. Na tela seguinte, aperte em "Consultar a minha poupança social digital". Você pode consultar seu saldo, extrato e fazer transferências e pagamentos.



    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!