BNDES libera recursos para reforçar a saúde durante a pandemia
Arquivo/Agência Brasil
BNDES libera recursos para reforçar a saúde durante a pandemia


O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social ( BNDES ) anunciou uma linha de crédito de R$2 bilhões para ações na saúde , devido ao novo coronavírus . O objetivo é ampliar leitos emergenciais e comprar equipamentos médicos e hospitalares em regiões com menor infraestrutura.  

Esta iniciativa integra um total de R$97 bilhões que o banco liberou para o combate aos efeitos da pandemia de Covid-19 .

Segundo Gustavo Montezano, presidente do BNDES , a ideia é que os recursos disponibilizados para a área da saúde possam expandir em mais de 15 mil respiradores pulmonares sob gestão do SUS , o correspondente a 50% da demanda total prevista para os próximos seis meses.

Leia também: 

Você viu?

Também é estimado um aumento de 10% na quantidade atual de leitos do SUS no país. Com isso, cerca de 3 mil novos quartos seriam adicionados ao contingente público. Além disso, mais de 88 milhões de máscaras cirúrgicas poderão ser compradas com essa linha de crédito, o equivalente a um terço da demanda total do SUS projetada para os próximos quatro meses.

"A iniciativa visa facilitar o financiamento àqueles que estão provendo insumos pro Ministério da Saúde . Acreditamos que as 30 empresas que já mapeamos vão usar parte desse recursos e serão capazes de suprir essa demanda", explica Montezano.

Leia também: 

A ideia é que o BNDES financie até 100% da operação, com taxas reduzidas e prazo de concessão flexibilizado em até 15 dias. A carência é de 24 meses, com prazo total até 60 meses.

De acordo com a instituição, poderão pleitear recursos empresas que trabalham na montagem de leitos provisórios, hospitais e empresas que pretendam expandir a atividade produtiva para fornecimento dos equipamentos de saúde.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!