Indústria do petróleo cobra livre trânsito de caminhões-tanque para garantir abastecimento pelo país
Marcello Casal Jr/Agência Brasil
Indústria do petróleo cobra livre trânsito de caminhões-tanque para garantir abastecimento pelo país

Empresas da indústria petrolífera, desde a produção até a distribuição, estão fazendo um apelo às autoridades para que seja garantido o livre trânsito de caminhões e de pessoas que atuam no setor, para garantir a entrega normal de combustíveis em todo país. 

Leia também: Funcionários devem ser liberados sem atestado, pedem médicos e MP do Trabalho

Em nota divulgada neste domingo (22), o Instituto Brasileiro do Petróleo (IBP), que reúne as principais empresas da indústria de óleo e gás do país, destaca que neste momento crítico por que passa toda a humanidade, é essencial garantir o fornecimento de combustíveis e energia para todo país. Para isso, todas as empresas envolvidas trabalham, segundo o IBP, para que não ocorra desabastecimento de combustíveis e GLP. 

"Assim, precisamos ter garantia continuada de circulação de caminhões e pessoas essenciais a esta atividade, com a segurança necessária, em todos os estados da Federação. Cientes de que o governo federal está harmonizando eventuais restrições à circulação com governos estaduais, contamos com tal articulação para garantir a continuidade do abastecimento", diz o IBP.

O instituto afirma que todas as empresas do setor estão trabalhando de forma cuidadosa para proteger a saúde de todos os trabalhadores envolvidos na cadeia produtiva, para garantir a integridade e a segurança das atividades operacionais e a continuidade de serviços críticos de suprimento de combustíveis e GLP .

Em relação à produção de petróleo offshore , que representa cerca de 95% da produção total de petróleo no país, o IBP destaca que as empresas petroleiras estão adequando suas operações para garantir a saúde dos trabalhadores em alto mar. As empresas operadoras estão adaptando seus regimes de turnos à situação de crise e esperam contar com o apoio de todas as partes envolvidas.

O IBP destaca ainda a questão dos estrangeiros que trabalham nas plataformas, com funções que requerem conhecimentos específicos, e pede que a entrada deles em território nacional seja garantida.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!