O Banco Central ( BC ) anunciou nesta sexta-feira que vai antecipar a publicação da Ata da reunião do Comitê de Política Monetária ( Copom ) para a próxima segunda-feira. A reunião aconteceu nesta semana e diminuiu a taxa básica de juros, a Selic, de 4,25% para 3,75% .

Coronavírus: Insumos hospitalares registram aumentos acima de 1000%

Tradicionalmente, a Ata é publicada na terça-feira posterior à reunião. O documento costuma trazer detalhes dos motivos do Copom para tomar as decisões sobre a taxa Selic .

Banco Central
Raphael Ribeiro/BCB
Banco Central


" Documento oficial do Copom , a Ata é publicada até a terça-feira subsequente à reunião ordinária do comitê e visa a garantir clareza e tempestividade da comunicação da política monetária ", diz a nota.

O BC também marcou uma entrevista com o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto , para a manhã de segunda-feira para falar sobre as medidas da autoridade monetária na crise do coronavírus .

Você viu?

Novas ações

Nesta semana, o Banco Central adotou duas medidas para dar estabilidade ao sistema financeiro que não aconteciam desde a crise financeira de 2008. Na quarta-feira, anunciou que iria passar a fazer "repo", que acontece quando o BC compra títulos da dívida brasileira denominados em dólar de instituições financeiras nacionais com o compromisso de revenda em até 30 dias.

Desta maneira, a autoridade monetária coloca temporariamente dólares no mercado em um momento de escassez . A medida pode ajudar os bancos a terem mais liquidez, ou seja, mais recursos disponíveis para dar empréstimos ou enfrentar possíveis choques originados da crise do coronavírus.

Já na quinta, o Federal Reserve ( Fed ), o banco central americano, anunciou um acordo com bancos centrais de nove outros países, inclusive o Brasil , que prevê troca de reservas em dólar de até US$ 450 bilhões.

STJ liberta líderes de possível pirâmide sem fiança por conta do Coronavírus

Nessa operação, o Banco Central brasileiro , por exemplo, faz uma compra de dólares com compromisso de vendê-los para o Fed posteriormente, com o pagamento de juros . O acordo pode injetar até US$ 60 bilhões no mercado brasileiro.

Além disso, o BC continua atuando no câmbio com a venda de dólares das reservas internacionais , fazendo leilões de linha (com compromisso de recompra) ou por meio do swap cambial , que equivale a venda de dólares no futuro .

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!