A Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil (BB) iniciam nesta terça-feira (17) o pagamento do abono salarial do Programa de Integração Social (PIS) e do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) para nascidos em maio e trabalhadores com inscrição com finais 8 e 9. Neste primeiro momento, são contemplados os clientes com contas na Caixa e no BB, com depósito feito automaticamente.
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O PIS , pago pela Caixa a trabalhadores da iniciativa privada, e o Pasep , pago pelo BB a servidores públicos, serão liberados na próxima quinta-feira (19) para quem tem direito ao abono salarial, mas não tem conta no banco público que faz seu pagamento.
Para ter ao abono salarial , é necessário estar filiado ao PIS/Pasep há, no mínimo, cinco anos e ter trabalhado com carteira assinada no ano de referência (neste caso, 2018) por, pelo menos, 30 dias, tendo recebido, em média, até dois salários mínimos.
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O empregador precisa ainda ter informado corretamente os dados do trabalhador na Relação Anual de Informações Sociais (Rais) de 2018, entregue ao governo federal.
Valor a receber do PIS e do Pasep
O valor a receber por cada trabalhador é proporcional ao período trabalhado com registro formal no ano-base (2018). Quem trabalhou por 12 meses tem direito a um salário mínimo (R$ 1.045). Quem atuou por apenas 30 dias pode sacar R$ 88, o equivalente a 1/12 do piso nacional. Para saber o valor disponível, basta calcular o período trabalhado, sendo que cada mês rende R$ 88.
Como saber se tem direito a receber?
Para saber se tem algum valor a receber referente ao PIS, o trabalhador da iniciativa privada pode consultar o aplicativo Caixa Trabalhador, acessar o site www.caixa.gov.br/PIS ou ligar para 0800-726-0207, informando o número do PIS.
Se quiser obter mais informações sobre o abono salarial, também pode fazer uma consulta pelo site trabalho.gov.br/abono-salarial ou ligar para 158.
Para saber se tem direito ao Pasep, o servidor, o militar ou o funcionário de empresa pública pode consultar o site www.bb.com.br/pasep ou ligar para a central de atendimento do Banco do Brasil, nos telefones 4004-0001 e 0800-729-0001.