Unicamp terá
Unicamp/Divulgação
Unicamp terá "Campus Inteligente" para desenvolvimento sustentável

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) assinaram um convênio de cooperação para a elaboração do Hub Internacional para o Desenvolvimento Sustentável (HIDS) . A parceria consiste na criação de uma espécie de "campus inteligente" , que reunirá instituições de ensino e pesquisa no município. Para o acordo, o BID deverá investir o montante de US$ 1 milhão .

Veja mais: Por coronavírus, mercado reduz expectativa de crescimento da economia em 2020 

A proposta do HUB Internacional para o Desenvolvimento Sustentável visa a construção de iniciativas sustentáveis que tenham impacto nos eixos social e econômico, bem como a implementação de energia limpa e a criação de empresas voltadas ao desenvolvimento de produtos inovadores para uso da sociedade.

“A criação de um masterplan consiste em entender as características de uma região urbana e fazer um planejamento baseado no conteúdo desejado”, explicou o diretor-executivo da Diretoria Executiva de Planejamento Integrado (DEPI) da Unicamp.

Leia também: Demanda nacional por álcool em gel cresceu 1.700% este ano

Segundo Patricia Ellen, secretária de Desenvolvimento Econômico do estado, a sustentabilidade será imprescindível para o desenvolvimento econômico do país nos próximos anos. “Estamos bastante preocupados com o posicionamento que precisamos ter em relação à sustentabilidade. O aquecimento global está se provando ser um grande desafio para nós, com uma urgência bastante grande. Uma iniciativa como esta não é somente urgente pelo ângulo da inovação, mas também pelo da sobrevivência”, afirmou.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!