Usina solar localizada em Porto Feliz
Governo do Estado de São Paulo/Divulgação
Usina solar localizada em Porto Feliz

A cidade de Porto Feliz inaugurou a usina Wanda Maria Bueno e agora conta com energia solar limpa e renovável. A nova usina possui capacidade de 1 MWp e ofertará energia solar para empresas e residências de outros 26 municípios do estado de São Paulo .

A usina de Porto feliz é a segunda da região de Sorocaba. A outra unidade de energia solar fica em Araçoiaba e tem capacidade de até 400 kWp.

Para viabilizar o negócio, a usina de Porto Feliz recebeu investimentos da ordem de R$ 4 milhões. Desse valor, R$ 1,3 milhão foram destinados a reforços e melhorias na rede de distribuição. A nova usina evitará a emissão de 3.300 toneladas de CO2 ao longo de sua vida útil.

Veja também: 9,5 mil servidores serão contratados para diminuir fila do INSS 

A utilização de energia solar tem crescido substancialmente no mundo inteiro, por se tratar de uma fonte sustentável e que possibilita um consumo mais controlado e consciente. Além disso, diferentemente das usinas hidrelétricas que demandam grandes inundações para serem construídas, as solares não impactam negativamente a natureza.

A usina de Porto Feliz, assim como a de Araçoiaba, foi construída pela Sun Mobi, uma startup de energia brasileira para sistemas solares, e obteve financiamento promovido pela Desenvolve SP.

Segundo Guilherme Susteras, sócio da empresa, a utilização da fonte alternativa de energia é uma ótima opção para consumidores que se encontram em imóveis alugados, apartamentos ou ainda que não têm condições de fazer investimentos num sistema fotovoltaico (sistema que capta luz solar e transforma em energia). "Dessa forma, democratizamos o acesso à energia solar, além de monitorarmos o consumo e passarmos orientações aos clientes em favor do uso mais eficiente da energia", afirma.

Você viu?

Leia também: Aumenta o número de brasileiros que recorrem ao crédito rotativo

Além da Desenvolve SP, que disponibilizou crédito para a construção da usina, a Sun Mobi contou também com o apoio da InvestSP para a implementação do projeto. A equipe da agência intermediou o relacionamento da empresa com a prefeitura minicipal de Porto Feliz, além de estar prestando suporte em seu plano de expansão.

Segundo Ana Paula Shuay, Superintendente de Negócios, a Desenvolve SP tem como um de seus maiores compromissos financiar o desenvolvimento sustentável do estado a partir de projetos como esse. "Além da geração de oportunidades, emprego e renda, os ganhos ambientais são fundamentais para que tenhamos uma economia cada vez mais forte”, destaca a executiva.




    Veja Também

    Mais Recentes

      Comentários