Na avaliação do ministro da Economia, Paulo Guedes, a proposta do pacto federativo foi bem recebida pelo Congresso. O ministro declarou que o clima para a aprovação da proposta é bastante favorável e projeta que as pautas referentes ao tema serão enviadas ao Legislativo já na próxima semana.

Com Guedes, Orçamento de 2020 terá menor investimento desde 2004

A leitura mais positiva de Guedes vem em linha com a sua projeção de que a fase de embates entre os poderes ficou no passado.

 "O clima (sobre o pacto federativo) é extraordinariamente favorável no Congresso. Ano passado, com a Previdência, chegamos lá e fomos vistos como os bárbaros. Houve combates, mas essa fase foi superada. Agora, presidente e Congresso apoiam a agenda de reformas", afirmou o ministro.

Reforma da Previdência

O ministro da Economia também reconheceu a participação da oposição para criar um texto melhor para a reforma da Previdência .

"Falaram para não cortar no BPC, na aposentadoria rural, que era para cortar privilégios. Sem seu adversário, você é mais pobre do ponto de vista intelectual", destacou Guedes durante o Seminário do Pacto Federativo, na FGV do Rio.

Você viu?

Paulo Guedes
José Cruz/Agência Brasil
Paulo Guedes


Além disso, Guedes destacou que, embora suas falas e também as do governo soem duras, por trás delas há boas intenções.

Ao fazer esta declaração, indiretamente o ministro relembrou o episódio em que disse que Brigitte Macron , esposa do presidente da França , era feia.

"Depois as pessoas vêm com a história que xingou a mulher de feio e mais. Só que atrás de maus modos podem estar bons princípios e boas reformas. E tem presidente com ótimos modos, mas quando você olha da cintura para baixo é uma sujeirada" acrescentou Guedes.

"O cara virou um parasita", diz Paulo Guedes sobre servidor público

No mesmo seminário, o relator do Plano Mansueto (medida para socorrer estados e municípios com dificuldades fiscais), Pedro Paulo Carvalho (DEM-RJ) indicou que o texto do pacto federativo deve ser apresentado em até duas semanas no plenário da Câmara. O parlamentar está otimista quanto à aprovação da proposta ainda neste primeiro semestre.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!