Bolsonaro desafia governadores e promete "troca" por combustíveis mais baratos
"Zero o federal [imposto sobre combustíveis] se eles zerarem o ICMS. Está feito o desafio agora", bradou o presidente
O presidente Jair Bolsonaro reaqueceu a discussão com governadores e afirmou nesta quarta-feira (5) que irá zerar o imposto federal sobre combustíveis caso os governadores zerem também o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).
Leia também: TST multa sindicatos por greve e ordena que 90% dos petroleiros trabalhem
"Eu zero o federal se eles zerarem o ICMS . Está feito o desafio aqui agora. Eu zero o federal hoje, eles zeram o ICMS", declarou Bolsonaro na manhã desta quarta ao deixar o Palácio da Alvorada.
Inviável, a "troca" foi uma forma de o presidente demonstrar o descontentamento com a reclamação dos chefes dos Executivos estaduais sobre o preço dos combustíveis. O próprio presidente reconheceu saber que os governadores são contra a ideia de mexer no ICMS: "Lógico que são contra. Arrecadação, né?".
Para Bolsonaro , não é justo que somente o Executivo federal leve a culpa pelos alto preços, então o desafio é propor que os estados diminuam suas arrecadações com o ICMS para que os preços dos combustíveis caiam.
Leia também: BB adota política que prevê redução de salários para cargos de confiança
"Olha o problema que eu estou tendo com combustível. Pelo menos a população já começou a ver de quem é a responsabilidade. Não estou brigando com governadores. O que eu quero é que o ICMS seja cobrado no combustível lá na refinaria, e não na bomba. Eu baixei três vezes o combustível nos últimos dias, mas na bomba não baixou nada", justificou o presidente.