Na última sexta-feira (31), o Instituto Êxito iniciou um de seus programas, o Êxito Mind Experience
Foto: Armando Artoni/Divulgação
Na última sexta-feira (31), o Instituto Êxito iniciou um de seus programas, o Êxito Mind Experience

Não é só o sucesso que une líderes como Chaim Zaher (Grupo SEB); Antônio Carbonari Netto (Anhanguera Educacional); Janguiê Diniz (Grupo Ser Educacional); Fábio Coelho (Google Brasil), Gustavo Caetano (Samba Tech), Gabriel Mário Rodrigues (Universidade Anhembi Morumbi),  Rafael Furlanetti (XP Investimentos) e Eduardo Alcalay (Bank Of America/ Merrill Lynch).

Todos eles, entre outros, fazem parte do Instituto Êxito, que pretende disseminar a cultura empreendedora no Brasil, incluindo nela jovens com potencial e poucas oportunidades. A entidade conta com 34 fundadores, que se uniram em 2019, e cerca de 400 associados até o momento.

“O papel que nos cabe é usarmos nossa experiência para mostrar que todos têm o potencial necessário não apenas para ‘aprender a pescar’, mas também para produzir a própria vara de pesca e transformar o resultado dessa ‘pescaria’ numa iniciativa capaz de gerar trabalhabilidade, riquezas, renda e empregos, modificando para melhor a realidade que nos cerca”, explica Janguiê Diniz, idealizador do Instituto.

Fundador do grupo Ser Educacional, Janguiê Diniz é um dos brasileiros na lista da Forbes de bilionários do País e afirma que “por ter vindo de uma origem bastante humilde”, teve na educação sua “mola propulsora”.

“Com muito esforço e sem muitos amparos, consegui conquistar um certo grau de sucesso. Agora imagine: para aqueles que não têm muitas oportunidades e não sabem por onde começar, saber que poderão ter ajuda, orientação, formação e mentorias, o céu não seria o limite para essas pessoas?”, indaga o empresário.

Segundo Diniz, o Instituto Êxito oferece cursos gratuitos por meio de uma plataforma de cursos on-line sobre empreendedorismo
Foto: Rafael Bandeira/Divulgação
Segundo Diniz, o Instituto Êxito oferece cursos gratuitos por meio de uma plataforma de cursos on-line sobre empreendedorismo

Como funciona

Segundo Diniz, o Instituto Êxito oferece cursos gratuitos por meio de uma plataforma de cursos on-line sobre empreendedorismo. O público alvo são os jovens, sobretudo, da rede pública de ensino, que desejem empreender. Também existe um aplicativo de mentorias que une empreendedores e alunos, os “Summits”, que são Congressos regionais e nacional e o seminário mensal aberto ao público “Facing the Giants” com palestras de empresários.

Os programas são desenvolvidos por nomes consolidados do empreendedorismo nacional e podem ser acessados no  site do Instituto.

Para Janguiê Diniz, ser empreendedor não é apenas abrir uma empresa e pode ser um diferencial diante das mudanças que a inteligência artificial e a automação estão trazendo para o mundo do trabalho.

Você viu?

“A tecnologia vai extinguir postos de trabalho, mas também vai gerar inúmeros outros. O jovem, por meio da educação, precisa se adequar a isso”, avalia Diniz.

O empresário salienta que “ser empreendedor é um estado de espírito, que envolve ser inovador, criativo e pró-ativo”, avalia. Em seu escopo de atuação, o Instituto Êxito também desenvolve habilidades que incluem a inovação e o desenvolvimento sustentável, segundo Diniz.

Êxito Mind Experience

Todos eles, entre outros, fazem parte do Instituto Êxito, que pretende disseminar a cultura empreendedora no Brasil
Foto: Armando Artoni/Divulgação
Todos eles, entre outros, fazem parte do Instituto Êxito, que pretende disseminar a cultura empreendedora no Brasil

Na última sexta-feira (31), o Instituto Êxito iniciou um de seus programas, o Êxito Mind Experience. Nessa primeira etapa, 20 empresários de diversas cidades do Brasil que buscavam de impulsionar seus negócios e carreiras, tiveram uma experiência imersiva de três dias em praia de Muro Alto, no Litoral Sul de Pernambuco, com palestras, workshops e mentorias.

Entre os palestrantes estavam  Chaim Zaher, fundador do Grupo SEB; Antônio Carbonari Netto, fundador da Anhanguera Educacional; Janguiê Diniz, fundador do Instituto Êxito de Empreendedorismo e controlador do grupo Ser Educacional; José Roberto Marques, presidente do Instituto Brasileiro de Coaching (IBC); Bruno Pinheiro, especialista em Marketing Digital e fundador da Be Academy; Carol Paiffer, CEO da Atom e especialista em investimentos; Ricardo Bellino, empreendedor serial; e Marcus Marques, especialista em desenvolvimento pessoal e profissional.

“Um ponto chave desse projeto é o de poder aprender com quem já viveu tudo na prática e ter acesso direto a essas pessoas. Todas as dúvidas, dores da empresa, conselhos e tantos outros pontos eram extraídos ali, ao lado do mentor”, explica Janguiê Diniz.

O programa tem mais duas etapas, com mentorias on-line e um encontro de avaliação final presencial, e será finalizado em abril de 2020. Além de capacitar, o Êxito Mind Experience ajuda a manter o Instituto Êxito. A renda do programa, cada empresário doou R$ 50 mil, será investida nos projetos gratuitos do Instituto.

“Essa é a parte mágica do projeto: a doação. As pessoas que participaram, ou seja, os 20 empresários que foram em busca de mentoria, também quiseram contribuir, afinal o valor investido por eles foi destinado 100% para os projetos sociais do Instituto Êxito de Empreendedorismo”, explica Janguiê Diniz.

O empresário valoriza a filantropia. “Por vivemos em um país bastante desigual, a filantropia é muito necessária, pois sabemos de perto, o quanto a força de pessoas engajadas pode alavancar e melhorar as classes sociais”, conclui.

    Leia tudo sobre: Empreendedorismo

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!