O Índice de Confiança da Indústria teve alta de 1,5 ponto de dezembro de 2019 para janeiro deste ano. Com o resultado, o indicador chegou a 100,9 pontos, o maior valor desde março de 2018, quando atingiu 101,4 pontos. O índice é medido pela Fundação Getulio Vargas ( FGV ).
A confiança subiu em 13 dos 19 segmentos industriais pesquisados pela FGV. A alta em janeiro foi puxada pelas expectativas do empresário da indústria, medidas pelo Índice de Expectativas , que cresceu 2,8 pontos. O que mais contribuiu para essa alta da expectativa foi a avaliação sobre a evolução do ambiente de negócios nos próximos seis meses.
Leia também: Produção industrial recua, mas intenção de investir é maior em dezembro, diz CNI
A avaliação dos empresários sobre o momento presente, medida pelo Índice da Situação Atual , manteve-se estável de dezembro para janeiro.
O Nível de Utilização da Capacidade Instalada do setor subiu 0,6 ponto percentual de dezembro para janeiro e chegou a 75,7%.
Segundo a pesquisadora da FGV Renata de Mello Franco, o ânimo dos empresários tende a melhorar no primeiro semestre, mas a sustentação dessa confiança depende da evolução da demanda interna.