Sites de leilões falsos
Reproduçao/TV Globo
Sites de leilões falsos

Uma mulher, que preferiu não se identificar, foi vítima de um golpe ao tentar comprar um carro em um leilão online. Ela entrou em um site para dar o lance no veículo, que custava cerca de R$ 15 mil. Mas, após fazer a transferência bancária e marcar a entrega do produto, os supostos organizadores do leilão explicaram que ela tinha caído em um golpe.

“Nem venha atrás do carro, que a senhora caiu em um golpe”, disseram para ela por telefone. Em entrevista ao Balanço Geral, programa da Record, a vítima contou que passou quatro anos economizando para comprar o veículo.

Especialista alerta para o perigo dos leilões falsos e ensina como identificá-los

Cair em golpes na internet é mais comum do que se pensa. Todos os dias, centenas de novos sites falsos surgem na web e se reinventam para enganar os que acreditam se tratar de algo legítimo.

Mais de 4 milhões de motoristas vão receber restituição da diferença do DPVAT

No caso de golpes com os leilões, as vítimas se tornaram tão comuns que foi preciso a Associação da Leiloaria Oficial do Brasil (Aleibras) criar uma espécie de lista negra para a consulta dos usuários.

O especialista e leiloeiro Antonio Sato, da Sato Leilões, alerta que muitos golpistas exibem, entre outras coisas, ofertas tentadoras de um determinado produto em falsos leilões para atrair a atenção de potenciais vítimas: “para enganar o usuário chegam a replicar a identidade visual de algum site de boa reputação para roubar dados de usuários e aplicar golpes. É preciso verificar muito bem antes de se cadastrar e fornecer seus dados na internet”, revela.

Você viu?

Antonio Sato revela algumas dicas cruciais para evitar cair em golpe dos falsários e ensina como identificar falsos sites e leiloeiros não credenciados.

Confira:

Preste atenção no conteúdo que consome: nunca clique em links desconhecidos. Sempre verifique se a URL é confiável, assim como o domínio do site. Em geral, sites falsos são hospedados e registrados fora do Brasil e não possuem certificado de segurança. Site confiáveis possuem ‘selo’ de segurança visível na página.

Atenção à Privacidade: é recomendável não partilhar seus dados nas redes sociais e ter cuidado com as informações que coloca na internet, assim como formulários que preenche. Além disso não informe suas senhas e de tempos em tempos, é aconselhável modificar as senhas do seu e-mail e redes sociais.

Verifique se o leiloeiro é idôneo: Ao entrar no site de leilões, é importante verificar se o leiloeiro é pessoa física. Confira na Junta Comercial (do estado em que o leiloeiro se encontra) se o profissional está realmente credenciado para exercer a atividade.

Confira pessoalmente o que será arrematado: Verifique a disponibilidade de visita aos lotes à venda no leilão online. É importante existir um endereço físico para que o interessado possa ver o que será arrematado.

Confira todos os dados bancários do leiloeiro: Não é permitido pagar nenhum valor referente a leilão para qualquer pessoa, exceto o profissional cadastrado pela junta comercial como leiloeiro oficial. Logo, a conta bancária para depósito sempre tem de estar no nome do leiloeiro.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!