Com a queda no desemprego, profissionais se preparam para causa uma boa impressão no novo emprego
divulgação
Com a queda no desemprego, profissionais se preparam para causa uma boa impressão no novo emprego

Entre abril e novembro de 2019, o Brasil criou 750.524 vagas formais de emprego segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério da Economia.

Com a queda do desemprego, além de se preparar para conseguir uma vaga, trabalhadores começam a se perguntar, depois de um período longe do mercado de trabalho, como causar uma boa impressão em um novo emprego.

Plano de chegada

É isso mesmo. Segundo a  especialista em recursos humanos e consultora de carreiras, Janaína Fidelis, assim como é importante se planejar para  conseguir o emprego, é necessário desenvolver uma estratégia para assumir uma vaga, o que ela chama de plano de chegada.

“A primeira dica que dou aos meus clientes é pegar as experiências passadas e guardar em uma gaveta", afirma Fidelis. A consultoria argumenta que para iniciar no novo cargo é necessário ˜uma postura de aprendizagem”.

“É a hora de conhecer processos, respeitar a história de quem já está na empresa, aprender”, aconselha. A ideia, portanto, é esquecer os métodos antigos, aplicados em cargos anteriores, e "estar aberto para o novo", diz a consultora. 

Isso não significa se retrair. "Não tenha medo de perguntar, mostre o seu interesse, disposição para aprender, isso sempre é positivo", comenta.

Habilidades sociais

Nessa linha, o professor de MBA da Fundação Dom Cabral Uranio Bonoldi lembra que é importante aproveitar o momento positivo de conquistar uma oportunidade e apostar no bom humor.

"Nessa era tecnológica, veloz, em que tudo é mais volátil, as habilidades sociais estão muito valorizadas pelas empresas, entre elas a adaptabilidade ", reflete Bonoldi.

“Por isso é importante chegar no novo emprego com bom humor, buscando conhecer o negócio da empresa e como é possível colaborar com os processos”, orienta.

E se o medo (de não dar certo) bater?

Vai com medo mesmo, ensina o professor. Os dois especialistas concordam que o medo e a insegurança são empecilhos reais para que a relação entre empresa e novo contratado não funcione. 

“A insegurança faz parte, ainda mais para quem ficou algum tempo fora do mercado e quer muito que (o emprego) funcione. Nessa hora, o importante é buscar ajuda, confiar nas pessoas, para se sentir mais seguro˜ , diz Fidelis.

“Em primeiro lugar, tem que reconhecer o medo para enfrentar de peito aberto e vencê-lo˜, acrescenta Bonoldi. Segundo o professor isso envolve não ter medo de errar.

“Não se esconda, muito menos o seu erro, peça ajuda . As pessoas sabem que quem está chegando precisa de orientação e devem estar preparadas para ajudar˜, avalia.

Atualização digital

Os especialistas também concordam que se o comportamento é importante, a qualificação técnica não fica atrás.

“As empresas estão vivendo em um   mundo digital, então não pode ter medo de novas tecnologias, principalmente, quem ficou fora do mercado por algum tempo, tem que se atualizar constantemente˜, afirma Fidelis.

"A inovação é uma realidade nas empresas hoje e quem gosta de inovar vai causar uma boa impressão", conclui Bonoldi.

Outra dica de Janaína Fidellis é se atualizar sobre o mercado em que a empresa está inserido. "Entender do negócio e as novas tecnologias que estão sendo utilizadas também é atualizar-se", pontua.

    Comentários
    Clique aqui e deixe seu comentário!
    Mais Recentes