Yusaku Maezawa , 44 anos, é um bilionário japonês que vai doar 1 milhão de ienes japoneses (cerca de 7 milhões de libras) aos seus seguidores do Twitter. Segundo ele, trata-se de um ‘experimento social’ para ver se o valor pode aumentar a felicidade das pessoas.
Leia também: Bancos e empresas podem consultar cadastro positivo a partir de hoje
Os ganhadores serão 1 mil seguidores sorteados entre aqueles que retuitaram a publicação feita por Maezawa no dia 1º de janeiro deste ano. No YouTube, ele explica que a doação é um “ experimento social sério” e pretende atrair o interesse de estudiosos e economistas.
Conhecido pelos altos gastos com carros esportivos e artes, o japonês teve a ideia de renda básica, ou seja, fornecer pagamentos periódicos e sem compromisso a todos os cidadãos. Por isso, a ideia de distribuir a grande quantia entre os usuários da rede social.
Leia também: Rede de fast-food Wendy’s fecha suas unidades no Brasil
Como “tem dinheiro e tempo livre” para fazer os pagamentos, o bilionário achou que seria interessante inspirar esse debate no Japão. No entanto, economistas apontam que o conceito não é exatamente como Maezawa está aplicando.
“Básico significa uma quantidade mínima regular que oferece uma sensação de segurança, o que Maezawa está oferecendo é totalmente diferente”, fala Toshihiro Nagahama, economista sênior do Dai-ichi Life Research Institute, ao Daily Mail .