WASHINGTON - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta terça-feira (31)que a 'Fase 1' de um acordo comercial americano com a China seria assinada em 15 de janeiro, na Casa Branca.
No Twitter, Trump escreveu que assinaria o acordo com "representantes de alto nível da China" e que mais tarde viajaria a Pequim para iniciar negociações na próxima fase do pacto, mais um passo para pôr fim à guerra comercial com o país asiático.
Na segunda-feira, o jornal chinês South China Morning Post informou que o vice-premiê da China, Liu He, vai visitar Washington esta semana para assinar a primeira parte do acordo comercial com os EUA. A chamada fase 1 do acordo prevê a redução de medidas protecionistas do governo americano contra a China.
“Washington mandou um convite e Pequim aceitou”, disse uma fonte, segundo o jornal.
De acordo com a veículo, a delegação chinesa deve ficar nos EUA por alguns dias, até meados da próxima semana.
O representante comercial dos EUA, Robert Lighthizer, disse neste mês que ambos os países assinariam o pacto durante a primeira semana de janeiro. Na semana passada, Trump disse a repórteres em seu resort na Flórida que ele e o presidente chinês Xi Jinping teriam uma cerimônia de assinatura do acordo.