Donald Trump, presidente norte-americano, acusa o Brasil de desvalorizar moeda propositalmente
Presidência da República/Alan Santos
Donald Trump, presidente norte-americano, acusa o Brasil de desvalorizar moeda propositalmente

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, acusou o Brasil e a Argentina de desvalorizarem propositalmente suas moedas e anunciou, via Twitter, a retomada de tarifas ao aço e ao alumínio dos dois países sul-americanos. De acordo com o presidente americano, a medida tem efeito imediato.

Leia também: Entenda o que é a OCDE e por que os EUA não apoiam a entrada do Brasil

"O Brasil e a Argentina têm presidido uma desvalorização maciça de suas moedas, o que não é bom para os nossos agricultores. Portanto, com efeito imediato, restaurarei as tarifas de todos os aços e alumínio enviados para os EUA a partir desses países", escreveu Trump na manhã desta segunda-feira (2).

Ao deixar o Palácio da Alvorada na manhã desta segunda-feira, o presidente Jair Bolsonaro afirmou que irá conversar com o ministro da Economia, Paulo Guedes, e que, se necessário, telefonará para Trump.

"Vou falar com o Paulo Guedes. Alumínio ? Vou falar com o Paulo Guedes agora", disse, acrescentando: "vou conversar com o Paulo Guedes. Se necessário, ligo para o Trump. Tenho um canal aberto com ele", afirmou.

Você viu?

Bolsonaro disse que só comentará o assunto após conversar com Guedes para “não ter que recuar”: "Converso com Paulo Guedes e depois dou a resposta. Para não ter que recuar".

Trump ainda usou a oportunidade para criticar novamente o Federal Reserve (Fed), o banco central americano.

“O Fed também deve deve agir para que os países, dos quais existem muitos, não se aproveitem mais do nosso dólar forte, desvalorizando ainda mais suas moedas. Isso torna muito difícil para nossos fabricantes e agricultores exportar seus produtos de maneira justa. Taxas mais baixas e afrouxamento - Fed!”, acrescentou.

Trump exortou repetidamente o Fed a baixar taxas para abaixo de zero, argumentando que taxas negativas na Europa e em outros lugares dão a esses países uma vantagem competitiva.

Leia também: Ressaca da Black Friday? As melhores ofertas da Cyber Monday

No entanto, os formuladores de políticas do Fed têm relutado em adotar as medidas pouco ortodoxas adotadas por outros bancos centrais globais. O comitê responsável por formular as políticas do banco central dos EUA realiza sua próxima reunião nos dias 10 a 11 deste mês.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!