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Lojas e shoppings de São Paulo terão horário de funcionamento estendido na Black Friday

As lojas e shoppings de São Paulo terão horário de funcionamento estendido nesta sexta-feira (29), de olho no principal dia de promoções do ano, a Black Friday. Os lojistas esperam atrair ainda mais pessoas para as promoções com a ampliação.

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De acordo com a Asssociação Brasileira de Lojistas de Shoppings (Alshop), a expectativa é que as vendas aumentem 18% em relação ao ano passado. Os varejistas esperam faturar ao menos R$ 3 bilhões nas vendas da Black Friday em 2019, e apresentam a liberação do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), do abono salarial PIS/Pasep e o pagamento da primeira parcela do 13º como as principais causas.

Além das lojas físicas, as ofertas também tomam conta da internet, em sites e aplicativos. Em alguns casos, vale ficar de olho e comparar o preço online com o da loja. Segundo a Alshop, alguns dos segmentos mais procurados para a Black Friday deste ano são eletrônicos, vestuário, cosméticos e produtos de supermercados.

Na capital, as Lojas Americanas funcionarão 24 horas a partir da 0h do dia 29 deste mês, as Casas Bahia garantem que as promoções já começaram nesta quarta-feira (27) e todas as lojas do Pão de Açúcar abrirão às 6h, funcionando até o horário padrão de cada unidade, assim como ocorrerá nas lojas do Assaí.

O Extra foge à regra e não amplia o horário de funcionamento nesta sexta, mas inicia as promoções dos itens que serão incluídos na Black Friday às 20h de quinta-feira em todas as lojas.

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Confira os shoppings que anunciaram horário estendido na sexta-feira

  • Complexo Tatuapé - Shoppings funcionarão das 8h às 22h;
  • Shopping West Plaza - Shopping funcionará das 10h às 23h;
  • Shopping Santana - Shopping funcionará das 9h às 23h;
  • Shopping Frei Caneca - Shopping funcionará das 9h às 22h; e
  • Shopping Plaza Sul - Shopping funcionará das 10h às 22h.

Procon-SP amplia seu horário de funcionamento de olho nas fraudes

Além das lojas e shoppings , o Procon também terá horário estendido na Black Friday deste ano. O comunicado diz que o atendimento especial visa "garantir que os direitos dos consumidores sejam respeitados durante a Black Friday, evento que inicia oficialmente no próximo dia 29 com descontos promovidos por diversos estabelecimentos comerciais".

O consumidor pode fazer reclamações via site a partir das 8 horas do dia 28 e aplicativo em qualquer horário. A fundação lembra que o app deve ser atualizado, tanto na Play Store quanto na App Store.

Os horários de orientação pelo telefone 151 serão: das 8 horas de quinta-feira às 2 horas de sexta-feira; retornando às 6 horas de sexta-feira até 22 horas.

Já a fiscalização dos sites começará na quinta a partir das 20 horas até as 2 horas de sexta-feira e será retomada na sexta-feira das 7 horas até as 20 horas. A fiscalização externa será a partir das 20 horas na quinta-feira e, na sexta-feira, a partir de 7 horas.

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O Procon destaca ainda que as reclamações apresentadas pelos consumidores serão encaminhadas direto para fornecedores, que terão dez dias para responder aos questionamentos. O site e o aplicativo terão ainda um canal específico para essas demandas. Para isso, bastará clicar no espaço "faça sua reclamação".

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