Mais de um em cada quatro reajustes salariais negociados em 2019 ficou abaixo da inflação, afirma Fipe
iStock
Mais de um em cada quatro reajustes salariais negociados em 2019 ficou abaixo da inflação, afirma Fipe

Entre janeiro e agosto de 2019, apenas 48,6% dos reajustes salariais do País foram negociados acima do índice da inflação INPC.

Os reajustes iguais a inflação foram 24,5% do total e abaixo da inflação , foram 26,6% dos reajustes salariais no mesmo período. Os dados são do boletim Salariômetro, divulgado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe).

Ministério da Economia garante que salário mínimo será corrigido pela inflação

O INPC é o Índice Nacional de Preços ao Consumidor, que oferece a variação dos preços do mercado varejista, indicando o aumento do custo de vida da população.

No acumulado de cada ano , a taxa do INPC passou de 1,8%, em 2018, para 4,2%, em 2019. Diante disso, o reajuste real dos salários foi bem menor este ano. Em 2018, o valor foi de 0,8% e, em 2019, de 0%.

Você viu?

Em agosto

Já no mês de agosto , os reajustes salariais ganharam da inflação. No mês, o reajuste salarial mediano foi de 3,5%, enquanto o INPC ficou em 3,2%. Isso significa que o reajuste real para os trabalhadores foi de 0,3%. Entre as negociações finalizadas em agosto, 16,4% ficaram abaixo do INPC.

Carteira de Trabalho Digital já está valendo; tire suas dúvidas

Por outro lado, segundo projeções da Fipe, o INPC deve continuar abaixo dos 4% nos próximos 12 meses, isso pode dar espaço para aumentos reais para os trabalhadores nos 12 meses seguintes. 

No período,  piso salarial mediano se manteve acima do salário mínimo. Em agosto, o piso mediano negociado foi de R$1170, 17% acima dos R$998 do salário mínimo. 


    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!