As 25 marcas mais valiosas do Brasil valem, juntas, R$ 129 bilhões. O valor é 7,8% maior do que a mesma soma do ano passado. É a maior taxa dos últimos três anos. Em 2018, o seleto grupo teve um incremento de cerca de 2% em seu valor total. Já em 2017, o valor das marcas havia crescido 6,4% na comparação com o ano anterior.
Os dados foram divulgados na noite desta quarta-feira (28) pela consultoria britânica Interbrand
, que apresenta anualmente o levantamento.
O topo do ranking continuou com os bancos Itaú, Bradesco e Banco do Brasil, além das marcas de cerveja Skol e Brahma, que mantiveram suas posições e somaram 76% do valor total . A Natura ficou no sexto lugar e a Petrobras no oitavo.
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Das 25 marcas, apenas quatro apresentaram queda de valor na comparação com 2018: Antarctica, Cielo, BTG Pactual e Casas Bahia. Por outro lado, o Magazine Luiza
apresentou uma valorizção de 46%. Também cresceram CVC e Localiza, ambas 21% mais valiosas na mesma comparação.
A lista salienta o sucesso do modelo de atacarejo no País. Neste ano, a estreia ficou com o Atacadão, marca do grupo Carrefour. No ano passado, a estreante foi a marca Assaí, do grupo Pão de Açúcar, que em 2019 cresceu 20% em seu valor. Outra marca estreante foi a da seguradora Sul América.
A processadora de pagamentos Cielo
viu sua marca perder 19% do valor em um ano e amargou a maior queda de 2019, mostrando o impacto do crescimento da concorrência no setor nos últimos cinco anos. Em 2018, ela já havia perdido 18% do seu valor.
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Como é feita a pesquisa
A consultoria britânica considera as empresas brasileiras, com informações financeiras públicas geram lucro e publicam os resultados das marcas individualmente.
A receita, as projeções de resultados, e a capacidade de fidelização também são considerados no levantamento. O relacionamento do consumidor com a marca também é avaliado para definir o seu papel.