Itaú é a marca mais valiosa do Brasil em 2019
Getty Images
Itaú é a marca mais valiosa do Brasil em 2019

As 25 marcas mais valiosas do Brasil valem, juntas, R$ 129 bilhões. O valor é 7,8% maior do que a mesma soma do ano passado. É a maior taxa dos últimos três anos. Em 2018, o seleto grupo teve um incremento de cerca de 2% em seu valor total. Já em 2017, o valor das marcas havia crescido 6,4% na comparação com o ano anterior. 

Os dados foram divulgados na noite desta quarta-feira (28) pela consultoria britânica Interbrand , que apresenta anualmente o levantamento. 

O topo do ranking continuou com os bancos Itaú, Bradesco e Banco do Brasil, além das marcas de cerveja Skol e Brahma, que mantiveram suas posições e somaram 76% do valor total . A Natura ficou no sexto lugar e a Petrobras no oitavo.

Além da Caixa, BB e Itaú anunciam redução de juros após corte da Selic

Das 25 marcas, apenas quatro apresentaram queda de valor na comparação com 2018: Antarctica, Cielo, BTG Pactual e Casas Bahia. Por outro lado, o Magazine Luiza apresentou uma valorizção de 46%. Também cresceram CVC e Localiza, ambas 21% mais valiosas na mesma comparação.

A lista salienta o sucesso do modelo de atacarejo  no País. Neste ano, a estreia ficou com o Atacadão, marca do grupo Carrefour.  No ano passado, a estreante foi a marca Assaí, do grupo Pão de Açúcar, que em 2019 cresceu 20% em seu valor.  Outra marca estreante foi a da seguradora Sul América.

A processadora de pagamentos Cielo viu sua marca perder 19% do valor em um ano e amargou a maior queda de 2019, mostrando o impacto do crescimento da concorrência no setor nos últimos cinco anos. Em 2018, ela já havia perdido 18% do seu valor. 

Vans, Kipling, The North Face e outras marcas boicotam compra de couro do Brasil


Como é feita a pesquisa

A consultoria britânica considera as empresas brasileiras, com informações financeiras públicas geram lucro e publicam os resultados das marcas individualmente.

A receita, as projeções de resultados, e a capacidade de fidelização também são considerados no levantamento. O relacionamento do consumidor com a marca também é avaliado para definir o seu papel.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!