INSS toma medidas para zerar 1,3 milhão de pedidos de benefícios atrasados

Pedido de benefício demora hoje cerca de 70 dias para ser analisado. Prazo regular é de 45. Agora, servidor terá meta a cumprir e bônus se superá-la

Foto: Agência Brasil
Servidores do INSS poderão optar por trabalhar por meta, sem horário fixo, para diminuir o atraso na análise dos pedidos de benefícios

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) lida atualmente com cerca de 1,3 milhão de pedidos de benefícios aguardando análise do órgão há mais de 45 dias. Com o objetivo de colocar esses processos em dia, o governo federal publicou no Diário Oficial da União (DOU), na última sexta-feira (9), uma lista de ações para acelerar as análises.    

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Entre as medidas, estão as que permitem que os servidores do INSS trabalhem por meta, optem pelo teletrabalho (homeoffice) e ganhem uma gratificação por desempenho. Segundo o presidente do INSS, Renato Vieira, o instituto recebe cerca de 1 milhão de pedidos de benefício - aposentadoria ou pensão - por mês.

O prazo médio de análise atual é de aproximadamente 70 dias, e Vieira pretende que o prazo regular de 45 dias passe a ser respeitado. Sobre os processos atrasados , o presidente do órgão afirma que deve finalizá-los até o fim de 2019.

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"É um conjunto de medidas pensadas, todas conectadas, para que haja um aumento de produtividade e redução do tempo de espera para concessão de benefícios", explicou o presidente do INSS.

Conheça as principais medidas:

  1. O programa de dispensa de horário dos servidores foi alterado. Ele não é obrigatório, mas o servidor que optar por essa modalidade terá que analisar de 110 a 115 processos por mês. A média atual é de 55 análises mensais. Em compensação, ele não vai precisar fazer um horário fixo de trabalho. Se a meta for ultrapassada, o servidor ainda ganha um adicional de R$ 57,50 por análise concluída.

  2. O servidor também poderá optar pelo teletrabalho (conhecido como homeoffice). A meta nesse caso é de 120 a 130 processos e o bônus, acima disso, de R$ 57,50 também.

  3. O número de benefícios liberados sem intervenção humana, analisado apenas pelo sistema de computador, deve aumentar. A meta, segundo Renato Vieira é passar dos atuais 1.500 processos liberados dessa forma por mês, para mais de 100 mil mensais ainda em 2019.

  4. O INSS também vai deslocar funcionários de outras áreas para a análise de pedidos de benefício. Segundo Vieira, atualmente só 17% deles atuam nessa área.

O INSS também informou que os segurados que pretendem entrar com um pedido não precisam ir até uma agência, já que os requerimentos estão disponíveis na internet ou no telefone 135.