![Parada do Orgulho LGBT tem início marcado para as 10h deste domingo, em frente ao Masp, na Av. Paulista Parada do Orgulho LGBT tem início marcado para as 10h deste domingo, em frente ao Masp, na Av. Paulista](https://i0.statig.com.br/bancodeimagens/b6/wr/ks/b6wrkss5xpjvn3ufz9fh6szmi.jpg)
Neste domingo (23), a Parada LGBT de São Paulo, criada em 1997 e que disputa com Nova York o título de maior do planeta, espera reunir três milhões de pessoas na Avenida Paulista . Fábio Mariano Borges, professor de comportamento do consumo da ESPM-SP, ressalta que este é o segundo maior evento da cidade, perdendo apenas para a Fórmula 1. O desfile atrai turistas e vem chamando cada vez mais a atenção das empresas .
Esse mercado movimentou US$ 3,6 trilhões no mundo em 2018, segundo estudo da LGBT Capital, consultoria britânica especializada em pesquisas sobre diversidade, que reúne dados de 31 países. O Brasil é o oitavo do ranking, à frente de nações como Itália, Holanda, Espanha e Canadá.
Mas o Brasil ainda está longe dos EUA, que respondem por um terço do poder de compra da comunidade LGBTI global. Apesar da forte polarização do segmento no país, o que levou empresas a serem cautelosas com temas sensíveis, grandes marcas mantêm sua agenda em prol da diversidade e pegam carona na expansão do movimento, de olho em um mercado bilionário que não para de crescer e, também, como estratégia de responsabilidade social.
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A Avon, por exemplo, surge como patrocinadora da Parada do Orgulho LGBT em São Paulo pela primeira vez este ano. A Americana Doritos repete este ano no Brasil uma ação de marketing que chamou a atenção desse público no mês do Orgulho Gay do ano passado. A Nike criou uma linha de produtos para esse público.