Onyx mantém previsão de que reforma da Previdência será aprovada no 1º semestre

Ministro da Casa Civil elogiou membros da comissão especial que analisará proposta

Onyx Lorenzoni, ministro da Casa Civil
Foto: Agência Brasil/Valter Campanato
Onyx Lorenzoni, ministro da Casa Civil

O ministro da Casa Civil,  Onyx Lorenzoni , afirmou neste domingo, após um encontro com o presidente Jair Bolsonaro, que mantém a previsão de que a reforma da Previdência será aprovada na Câmara ainda no primeiro semestre.

Leia também: Bolsonaro defende reestruturação da carreira militar: “Classe maravilhosa”

Onyx elogiou os membros da comissão especial que vai debater a proposta, instalada na última quinta-feira. Depois, o texto da reforma da Previdência precisa ainda passar pelo plenário. 

"Eu mantenho a previsão, sim, por duas razões muito importantes. Primeiro, o cara lá de cima está sempre com a gente. Segundo, porque pelos nomes que a gente viu lá na comissão especial, são nomes de muita qualidade, tanto o relator quanto o presidente", disse o ministro na saída do Palácio da Alvorada..

"Os membros, as bancadas colocadas lá, parlamentares, muitos com muita experiência, outros que chegam... acho que nós vamos conseguir, sim, trabalhar isso, porque o projeto da Nova Previdência não é para o governo Bolsonaro, é para o país Brasil. O Brasil é que precisa dele", continuou.

Na quinta-feira, o líder do PSL na Câmara Delegado Waldir (GO), afirmou que prever que a votação ainda no primeiro semestre seria "excessivamente otimista".

Foto: Carolina Antunes/PR
Onyx Lorenzoni com o presidente Jair Bolsonaro

Onyx minimizou as críticas a respeito da falta de articulação do governo, dizendo que as ações de Bolsonaro são vistas com desconfiança desde a campanha eleitoral.

Leia também: Bolsonaro diz que reforma da Previdência não pode ser "desidratada"

"Sempre foi assim, né? Não vai dar para ganhar a eleição, não tem tempo de televisão, não vai fazer a transição direito, não vai encurtar os ministério... E a gente vai fazendo, a gente vai trabalhando. A gente tem um princípio que é muito dele, que é falar pouco, trabalhar muito e colher resultados", disse.

O ministro afirmou que o principal tema da sua conversa com Bolsonaro foi a medida provisória que ele apelidou de "MP da liberdade econômica", que deve ser assinada nesta semana pelo presidente. Sem entrar detalhes, Onyx afirmou que a ideia é "facilitar a vida das pessoas".

"É simplificação. Tem um principio constitucional que vamos descrever e enfatizar nessa medida provisória. Desde que o Brasil é Brasil, sempre que o cidadão chega diante do governo para fazer qualquer coisa é aquele monte de atestado, fotocopia e autorização", disse.

Leia também: Governadores do Sul e Sudeste defendem Previdência, mas pedem alterações

"Vamos criar, um trabalho que foi gestado lá no Ministério da Economia, está sendo trabalhado por vários ministérios, e provavelmente na terça deve estar pronto para o presidente assinar. É para facilitar a vida das pessoas, para abrir seu negócio, para trabalhar, para produzir renda, gerar emprego. É nessa linha. Os detalhes vão vir lá na data", finalizou Onyx

Qual sua opinião sobre a reforma da Previdência ? Comente abaixo.