Castello Branco afirma que atual preço do combustível no Brasil está na média global
Reprodução YouTube
Castello Branco afirma que atual preço do combustível no Brasil está na média global

O economista Roberto Castello Branco , indicado para presidir a Petrobras no governo Bolsonaro, afirmou nesta quinta-feira (22) que o preço do combustível no Brasil está na média praticada pelo mercado internacional.

Leia também: Por que a queda do preço da gasolina nas refinarias não chega aos postos?

"O preço do combustível com impostos e subsídios está na média global. Agora, vamos examinar o preço que a Petrobras cobra e como vai ser. Esse é um assunto que vou passar a estudar", afirmou ao sair do Centro Cultural Banco do Brasil, onde trabalha a equipe de transição do governo. 

Durante o governo de Michel Temer, a Petrobras segue uma política de variação do preço dos combustíveis que acompanha a valorização do dólar e a variação do custo do petróleo no mercado internacional. Questionado sobre a manutenção ou adoção de uma nova política, o futuro presidente da estatal desconversou.

A falta de estabilidade dos preços dos combustíveis foi a principal queixa dos caminhoneiros que entraram em greve por quase duas semanas no fim de maio deste ano. A greve dos caminhoneiros gerou paralisações e bloqueios de rodovias em 24 estados e no Distrito Federal, e trouxe uma série de dificuldades para o País.

O período de greve trouxe a indisponibilidade de alimentos e remédios nas principais cidades do país, a escassez e alta significativa de preços da gasolina e longas filas para abastecimento nos postos. O movimento resultou, ainda, no pedido de demissão do então presidente da estatal , Pedro Parente, além de ter resultado na alta da inflação do mês de junho.

Você viu?

Castello Branco é professor da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e fez pós-doutorado na Universidade de Chicago (Estados Unidos), tradicional reduto liberal na economia, que se caracteriza pela defesa do livre mercado. Ele também já integrou o conselho de administração da Petrobras e defende a maior concorrência no setor de petróleo, mostrando-se contrário às políticas de controle de preço.

"Quando você fixa um preço abaixo do mercado, você afasta a concorrência, mas a um custo muito alto. Foi entre 2011 e 2014 que não só a Petrobras perdeu muito dinheiro, como ajudou a afundar a indústria do etanol, ajudou a ter mais carro na rua, com problema de trânsito e poluição de meio ambiente, uma série de externalidades negativas. E quando se cobra um preço acima do mercado também é prejudicial para a economia. A competição é sempre saudável", afirmou.

Leia também: Para futuro presidente da Petrobras, o "foco deve ser na exploração de pré-sal"

Para assumir a Petrobras, Roberto Castello Branco precisará passar por uma aprovação formal pelo colegiado de administração da companhia, algo que não deve ser empecilho para a posse. A atual política de controle do preço do combustível tende a ser substituída, de acordo com declarações recentes do economista.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!