Tamanho do texto

No dia a dia de uma empresa, ter inteligência organizacional é essencial e conhecer melhor o funcionário pode ajudar muito nisso

Você já aplicou ou foi submetido a testes comportamentais em algum momento de sua vida? A verdade é que essa ferramenta tem sido cada vez mais usada – e não somente no ambiente corporativo .

Um bom exemplo de aplicação são os jovens que estão em dúvida sobre qual profissão seguir. Neste caso, testes comportamentais do tipo vocacional podem ajudá-los a identificar quais carreiras se encaixam melhor aos seus perfis.

Outro ponto de uso é no momento em que você se percebe um tanto quanto perdido dentro da sua empresa. O teste comportamental também pode contribuir para que você  reencontre o rumo profissional.

Além disso, a ferramenta é bastante utilizada no recrutamento, na realocação e em mudanças no trabalho, em geral. O método pode trazer resultados impressionantes para empresas a curto prazo.

Alocar os profissionais na empresa com a ajuda dos testes comportamentais cria uma equipe mais feliz e comprometida
shutterstock
Alocar os profissionais na empresa com a ajuda dos testes comportamentais cria uma equipe mais feliz e comprometida


O que são os testes comportamentais

Cada pessoa tem um perfil que predomina e define ou influencia o seu modus operandi. Por meio de um teste comportamental, podemos enxergar esse jeito particular de cada um, sempre de maneira clara e técnica.

Será que a sua forma de lidar com as dificuldades, os aspectos comportamentais e suas capacidades técnicas estão adequados para a vaga que ocupa? Ou, de repente, sua conduta pode indicar um melhor desempenho em outra área?

O teste vai ajudá-lo a encontrar respostas para esses e outros questionamentos de natureza profissional ou pessoal. Afinal, existem diferentes tipos de avaliação de comportamento, cada um deles com metodologias e aplicações próprias.

Lidando com os resultados dos testes comportamentais

Os resultados de um teste comportamental podem ser extremamente satisfatórios. Mas, para isso, é preciso tomar alguns cuidados:

  • Saiba exatamente para que a  avaliação será realizada; qual é o intuito de sua aplicação;
  • Tenha profissionais experientes e comprometidos para realizar e analisar os resultados da amostragem. Nesse sentido, ter uma equipe de recursos humanos e  gestão de pessoas competente é um importante investimento.
  • Dê tempo ao tempo. Algumas avaliações podem apresentar resultados muito rápidos, enquanto outras podem demorar meses até serem notadas. Estamos falando de pessoas e, por isso, cada indivíduo se comporta de maneira diferente.

Os 5 maiores benefícios dos testes para as empresas

#1 Recruta os melhores profissionais

Graças aos testes você, como empresa, poderá fazer um grande funil e recrutar os profissionais que têm maior sinergia com os valores e objetivos da sua organização.

Isso significa menos perda de tempo no processo de seleção e menor margem de erro na contratação.

#2 Empodera os seus colaboradores

Imagine que, um determinado colaborador de sua empresa não está conseguindo bater suas metas de maneira recorrente. Uma organização que não realiza avaliações comportamentais poderia, simplesmente, demitir esse funcionário, alegando que ele não está produzindo o suficiente.

Agora, se o seu empreendimento utiliza o recurso, pode verificar que o empregado está atuando fora de função e o seu desempenho seria melhor em outra área, por exemplo. Passadas algumas semanas, o seu rendimento pode se multiplicar.

Viu, só? Todo mundo saiu ganhando. A empresa aumentou os seus índices e não onerou sua folha ao demitir um funcionário e contratar outro. Além disso, o próprio colaborador terá a sua autoestima elevada , uma vez que entregará melhores resultados.

#3 Potencializa os ganhos da sua empresa

Sabe quando você está assistindo televisão, mas a imagem não está com a nitidez necessária? Até dá para entender o filme, mas os detalhes acabam passando despercebidos.

Pois é, a avaliação de comportamento pode funcionar como a sintonia fina, que vai transformar a resolução do seu televisor em 4K. Na analogia, a TV é a sua empresa e, a imagem o desempenho dela.

Em outras palavras, o seu negócio pode até estar funcionando, mas ele, talvez, ainda possa apresentar  resultados muito melhores com pequenos ajustes.

#4 Melhora a qualidade de vida dos seus colaboradores

As empresas estão cada vez mais lotadas de profissionais infelizes. Pessoas que estão ali apenas para receber um salário. Sem paixão alguma pelo que fazem.

Muitos passam anos trabalhando em algo que acreditam ser sua vocação, sem pensar que podem mudar o rumo da sua história e melhorar sua qualidade de vida com um teste comportamental.

#5 Guia quem está iniciando a sua carreira

Com base nos gostos e preferências do candidato, a ferramenta apresenta as profissões mais condizentes com seu perfil, o que favorece a escolha assertiva sobre a área a seguir.

Identificando a pessoa certa para uma função específica

Em essência, o teste comportamental serve para deixar o mais compatível possível o seu quadro de funcionários, abordando os seguintes pontos:

  • Dominance (dominância): apresenta dados sobre o perfil comportamental predominante e a forma de atuação da pessoa. Mostra como ela lida com desafios e também com as dificuldades, definindo suas características principais
  • Influence (influência): traz informações detalhadas sobre como a pessoa se relaciona,  se comunica e o seu nível de capacidade de influenciar os demais. É a base para identificação de lideranças
  • Steadiness (estabilidade): mostra como a pessoa lida com mudanças , como encara as transformações ao seu redor e como se posiciona em momentos assim
  • Conscientiousness (conformidade): evidencia a capacidade da pessoa de se adequar, respeitar as regras impostas e de segui-las, conforme o que foi determinado.
Os testes comportamentais mostram quem tem a característica de um líder, por exemplo
shutterstock
Os testes comportamentais mostram quem tem a característica de um líder, por exemplo

Com base nessas informações, é possível definir quatro diferentes perfis comportamentais, que são, respectivamente: analista, comunicador, executor e planejador.

Conhecendo as características de cada modelo mental , você pode, por exemplo, contratar ou realocar um colaborador de acordo com o seu perfil, conhecimentos e experiências. Ou seja, conforme sua adequação para uma função específica.

Utilizando testes comportamentais para obter resultados extraordinários

Ao aplicar testes comportamentais na sua empresa, suas  tomadas de decisões passarão a ser mais efetivas. Por isso, se você deseja aprimorar as habilidades dos seus colaboradores e recrutar os melhores profissionais, investir em análise comportamental é o caminho mais curto e efetivo. Empodere seus colaboradores. Incentive-os ao autoconhecimento.

A SBCoaching , referência em coaching, treinamentos e soluções de alta performance, tem as melhores ferramentas de análise e testes comportamentais para pessoas, times e empresas.  Conheça agora cada uma delas e colha os frutos do seu sucesso!

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.