O candidato Henrique Meirelles participou do evento "O Futuro do Brasil na Visão dos Presidenciáveis 2018" nessa segunda-feira (6), em que destacou suas propostas para a pasta econômica e debateu a retomada do crescimento econômico do País.
Leia também: Dinamismo econômico se retoma com intervenção do Estado, diz economista do Psol
O encontro promovido ontem funcionou da seguinte forma: Henrique Meirelle s fez uma apresentação inicial e depois respondeu perguntas feitas pelos integrantes do grupo de empresários participante. O público focou nas propostas para o setor da construção civil e o papel da área para a recuperação do crescimento econômico.
Participaram ainda do evento os presidenciáveis Marina Silva (Rede), Álvaro Dias (Podemos), Ciro Gomes (PDT) e Geraldo Alckmin (PSDB). Confira abaixo como foi o debate com Henrique Meirelles.
Henrique Meirelles quer Reformas da previdência, tributária e trabalhista
Para o presidenciável do MDB , a retomada do crescimento da atividade econômica apenas será possível com as "reformas fundamentais", como a da Previdência, a tributária e a trabalhista. Segundo o ex-ministro da Fazenda, do governo de Michel Temer, essas medidas auxiliarão o País a reduzir as despesas públicas primárias.
Além disso, o candidato pontuou que o "tamanho do Estado" precisa diminuir, ou seja, que a União precisa interferir menos no País, principalmente quando diz respeito ao mercado empresarial.
Você viu?
Pensando no setor da construção civil, o presidenciável avaliou que, para finalizar as obras paralisadas, é preciso um investimento de pelo menos R$ 80 bilhões. “Os recursos vêm de diversas fontes. Em primeiro lugar, a reforma da Previdência . Vamos ter diminuição das despesas obrigatórias. Isso vai gerar recursos maiores para o investimento”, disse.
No encontro, Meirelles também defendeu a manutenção de programas de concessão à iniciativa privada no setor de infraestrutura para ajudar no crescimento econômico, além da privatização de estatais da área que têm apresentado “fraco desempenho”.
O Futuro do Brasil na Visão dos Presidenciáveis 2018
De acordo com a Coalizão pela Construção - entidade responsável por organizar o evento e que reúne 26 entidades representativas da indústria da construção - foram convidados para discutir o crescimento econômico apenas os candidatos mais bem colocados nas pesquisas de intenção de voto.
Sendo assim, a organização explicou que o candidato Jair Bolsonaro (PSL) não compareceu porque alegou problemas de agenda para participar, enquanto que o Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não foi porque está preso. Em contrapartida, Coalizão pela Construção pontuou que o candidato Henrique Meirelles foi convidado para debater a retomada do crescimento econômico pela representatividade do partido.
Para saber mais sobre o candidato Henrique Meirelles e os outros presidenciáveis, continue acompanhando as informações do portal iG.
*Com informações da Agência Brasil