Blairo Maggi (PP), ministro da Agricultura de Temer (MDB)
Agência Brasil
Blairo Maggi (PP), ministro da Agricultura de Temer (MDB)

Blairo Maggi (PP), ministro da Agricultura, calcula que o prejuízo no setor da pecuária com a greve dos caminhoneiros atinge mais de R$ 3 bilhões. De acordo com Maggi, o número é da Associação Brasileira de Proteína Animal.

Leia também: Sobe para 51 número de voos cancelados hoje; 8 aeroportos seguem sem combustível

“Isso é um crescente porque já haviam sido abatidos 64 milhões de aves, entre pintinhos de um dia e ovos que já estavam para eclodir e com a mortandade que está acontecendo nas granjas, já que falta alimentos”, disse.

Para o ministro de Temer , os prejuízos, “com certeza” serão ainda maiores. “Não tenho dúvida de que os prejuízos nesse setor serão na casa dos bilhões e bem para cima”, disse.

O ministro já havia dito que será necessário que o governo ajude os produtores que tiveram muitas perdas com a paralisação dos caminhoneiros. Ele disse ter conversado com diretores do Banco do Brasil e que serão criados mecanismos para “que esse setor não entre em colapso”.

Você viu?

Leia também: PIB cresce 0,4% no primeiro trimestre de 2018 e soma R$ 1,641 tri, aponta IBGE

Socorro aos produtores

Para aliviar os prejuízos causados pela greve dos caminhoneiros, o milho para ração estocado pelo governo federal, no Programa de Vendas em Balcão (ProVB), será usado durante um mês para socorrer os criadores de aves e suínos e as indústrias de processamento de ração animal em todo o país.

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) está autorizada a comercializar o produto. Pela medida provisória, está fixado em 500 toneladas diárias por pessoa o limite para compra de mercadoria. O Programa de Vendas em Balcão tem como meta disponibilizar estoques públicos do governo federal a pequenos criadores e agroindústrias de pequeno porte por meio da venda direta.

A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) informou que, desde o começo da greve dos caminhoneiros , quase 70 milhões de aves morreram. Para a entidade, há o risco de cerca de 1 bilhão de aves e 20 milhões de suínos não sobreviverem pelo longo período em que foram confinados e alimentando-se inadequadamente.

* Com informações da Agência Brasil

Leia também: “Democracia é o caminho”, diz Cármen Lúcia sobre pedidos de intervenção militar

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!