Brasil Econômico

Contribuintes da Receita Federal podem acessar o extrato da declaração na internet, por meio do e-CAC
Marcello Casal/Agência Brasil
Contribuintes da Receita Federal podem acessar o extrato da declaração na internet, por meio do e-CAC

A Receita Federal abre consulta ao lote multiexercício da restituição do Imposto de Renda nesta terça-feira (8) às 9h. Estas restituições são referentes ao período entre os anos de 2008 até 2017.

Leia também: Neon fecha parceria com Banco Votorantim e voltará a operar normalmente

Ao todo, 125.569 contribuintes receberão o crédito bancário no próximo dia 15, somando R$ 200 milhões. Deste montante, cerca de R$ 85,3 milhões são de contribuintes com preferência para receber, sendo 23.957 idosos e 2.140 com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave. O contribuinte que deseja saber se teve a declaração liberada, o contribuinte deverá acessar a página da Receita Federal na Internet, ou ligar para o Receitafone 146.

Por meio do serviço e-CAC, na internet, é possível acessar o extrato da declaração e ver se há inconsistências de dados identificadas pelo processamento. Nesta hipótese, diz a Receita, o contribuinte pode avaliar as inconsistências e fazer a autorregularização, mediante entrega de declaração retificadora.

Você viu?

Leia também: Boletim Focus retrai projeção para PIB e mantém a da inflação em 3,49%

Além disso, a Receita disponibiliza o aplicativo para tablets e smartphones que facilita consulta às declarações e situação cadastral no CPF. A restituição ficará disponível no banco durante um ano. Caso o contribuinte não faça o resgate nesse prazo, deverá fazer requerimento - por meio da Internet - mediante o Formulário Eletrônico - Pedido de Pagamento de Restituição , ou diretamente no e-CAC, no serviço Extrato do Processamento da DIRPF - Declaração do Imposto de Renda de Pessoa Física.

Se o valor não for creditado, o contribuinte pode contatar pessoalmente qualquer agência do Banco do Brasil ou ligar para a Central de Atendimento pelo telefone 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos) para agendar o crédito em conta-corrente ou poupança, em seu nome, em qualquer banco.

Leia também: Reforma trabalhista só se aplica a novos contratos, defendem juízes

eSocial

Além da preparação das consultas ao lote residual que serão liberadas pela Receita Federal, esta segunda-feira (7) também marca a data limite para que empregadores paguem o Documento de Arrecadação do eSocial (DAE) referente ao mês de abril. Segundo as regras, quem não fizer o pagamento terá que pagar multa de 0,33% por dia de atraso, limitada a 20% do total.

*Com informações da Agência Brasil

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!