Micro e pequenas empresas que aderir ao Refis precisam pagar uma entrada correspondente a 5% do total da dívida
shutterstock
Micro e pequenas empresas que aderir ao Refis precisam pagar uma entrada correspondente a 5% do total da dívida

Micro e pequenas empresas que estão endividadas com a União podem participar do programa de refinanciamento que tem adesão aberta a partir desta quarta-feira (2). Conhecida como Refis, a iniciativa prevê o parcelamento da dívida e descontos de até 90% sobre atrasos, de acordo com a modalidade de adesão.

Leia também: Envio de declaração do Imposto de Renda fora do prazo começa nesta quarta-feira

Será possível que micro e pequenas empresas se inscrevam no programa até o dia 9 de julho, exclusivamente pela internet, no Portal e-CAC PGFN. Para aderir basta clicar na opção “Programa Especial de Regularização Tributária – Simples Nacional”, disponível em “adesão ao parcelamento”.

Os débitos abrangidos pelo programa são aqueles vencidos até o mês de novembro de 2017 e inscritos em Dívida Ativa da União até a data de adesão ao programa, inclusive aqueles que foram objeto de parcelamentos anteriores ativos ou rescindidos, ou que estão em discussão judicial, mesmo que em fase de execução fiscal ajuizada.

Leia também: Pesquisa revela que 40% dos brasileiros está infeliz com o trabalho que tem

Você viu?

O contribuinte que deseja aderir ao Refis precisa pagar uma entrada correspondente a 5% do valor total da dívida, que poderá ser dividida em cinco prestações mensais. O montante restante poderá ser quitado em até 175 parcelas. Os juros poderão ter redução de 50% a 90% e as multas de 25% a 70%, de acordo com o número de parcelas.

De acordo com as regras do programa, o valor da parcela não poderá ser inferior a R$ 300. As empresas não preciso apresentar garantias ou realizar o arrolamento de bens para aderir ao programa.

A instituição do programa chegou a ser vetada pelo presidente Michel Temer, sob o argumento de que feria a Lei de Responsabilidade Fiscal ao não prever a origem dos recursos que cobririam os descontos aplicados a multas e juros com o parcelamento das dívidas . Posteriormente, Temer voltou atrás e o Congresso derrubou o veto no mês passado.

Leia também: Ministro do TST diz que Reforma Trabalhista reduziu ações na justiça em até 60%

O veto foi criticado por pequenas indústrias e organizações que representam o setor. Segundo o Serviço Brasileiro de Apoio a Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o Refis pode beneficiar cerca de 600 mil empresas, que devem cerca de R$ 20 bilhões à União.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!