Brasil Econômico

Para 2019, o  Boletim Focus aumentou a expectativa para a inflação em 0,3 ponto percentual; confira
shutterstock
Para 2019, o Boletim Focus aumentou a expectativa para a inflação em 0,3 ponto percentual; confira

De acordo com o Boletim Focus, publicado nesta segunda-feira (30) pelo Banco Central (BC), a estimativa para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo ( IPCA ) permanece em 3,49%, o mesmo resultado divulgado na semana passada pelo mercado financeiro.

Leia também: Criminosos usam proximidade com o Dia das Mães para aplicar golpe pelo WhatsApp

A marca permanece abaixo da meta central para a inflação fixada pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), de 4,5%, entretanto, o resultado ainda segue dentro do limite inferior e superior do índice, que estão, respectivamente, em 3% e 6%. Por outro lado, para o ano que vem, o   Boletim Focus  aumentou a expectativa para o IPCA. Afinal, o valor antes registrado em 4% subiu 0,3 ponto percentual (p.p) e chegou a 4,03%, ainda abaixo da meta de 4,25%.

PIB e Selic

Em relação ao Produto Interno Bruto ( PIB ), as instituições financeiras também optaram por manter a projeção de 2,75%, o mesmo resultado publicado na semana passada. Vale destacar que, há cinco semanas, a expectativa estava em 2,89%.

Você viu?

Para 2019, o mercado manteve a projeção de crescimento de 3% sobre a soma de todas as riquezas produzidas no País pela 13ª semana consecutiva.

Leia também: Viajar de graça? Conheça direitos "esquecidos" que são garantidos a aposentados

Em relação à taxa básica de juros, a  Selic , o mercado financeiro espera que, em maio, o Comitê de Política Monetária (Copom) reduza o índice de 6,50% para 6,25% e suba ao longo de 2019, fechando o período em 8% ao ano.

Quando a Selic aumenta, o objetivo do BC é conter a demanda aquecida, o que gera reflexos nos preços, uma vez que juros mais altos encarecem o crédito e estimulam que mais dinheiro fique contido na poupança do consumidor.

Leia também: Motorista receberá indenização de R$ 20 mil por ter sido assaltado em serviço

Agora, quando a instituição opta por diminuir o índice dos juros básicos, a ideia é fazer com que o crédito fique mais barato, com incentivo à produção e ao consumo, reduzindo o controle sobre a inflação. Acompanhe o próximo  Boletim Focus  e fique por dentro dos principais indicadores econômicos no   Brasil Econômico .

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!