Brasil Econômico

Segundo levantamento, aeroportos de Campinas e Curitiba são os melhores do país. Confins (BH) ficou na cola,
Antonio Cruz/Agência Brasil
Segundo levantamento, aeroportos de Campinas e Curitiba são os melhores do país. Confins (BH) ficou na cola,


A Pesquisa de Satisfação do Passageiro realizada pela Secretaria Nacional de Aviação Civil do Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil completou cinco anos e os dados divulgados nesta quarta-feira (25) que incluem o primeiro trimestre de 2018 colocaram o aeroporto Afonso Pena , em Curitiba, e o aeroporto de Viracopos , em Campinas, no topo do ranking de aprovação dos passageiros.

Leia também: Contratações por salários menores derrubam arrecadação da Previdência Social

Numa escala que vai de 1 a 5, os usuários avaliaram ambos os aeroportos com nota média de 4,83. A média geral foi 4,30, acima da meta de 4 pontos que o próprio Ministério dos Transportes tinha determinado no começo das medições em 2013 quando a nota dos aeroportos era de 3,86. Nos critérios de desempate, porém, Curitiba levou vantagem sobre Campinas já que liderou o ranking em mais rodadas: 9 contra 8.

A pesquisa realizada constantemente pela Praxian - Business & Marketing é divulgaga trimestralmente. Nos últimso cincos anos, 327.537 passageiros foram entrevistados. Eles avaliaram 38 indicadores que atestam a qualidade (infraestrutura, atendimento, serviços e gestão) dos 20 terminais que movimentam 87% do fluxo de passageiros que decolam ou aterrizam no Brasil.

Todos os aeroportos avaliados tiveram melhoria nos índices avaliados
Divulgação/Ministério dos Transportes
Todos os aeroportos avaliados tiveram melhoria nos índices avaliados

Leia também: Justiça decide que funcionário tem direito a seguro-desemprego mesmo sendo PJ

Você viu?

É para comemorar?

undefined
Divulgação/Ministério dos Transportes

Curitiba e Campinas têm os melhores aeroportos do país

O secretário Nacional de Aviação Civil, Dario Lopes, avaliou os resultados com otimismo e indicou que "num futuro próximo, os terminais do país vão estar no mesmo nível de excelência dos aeroportos europeus e norte-americanos". Ele afirmou também que "os resultados mostram que estamos caminhando para a maturidade e a consolidação da gestão aeroportuária."

A pesquisa que é usada como principal parâmetro de avaliação dos aeroportos, tanto os que são concecidos para a iniciativa privada, quanto para aqueles que são administrados pela própria Infraero, também indicou que o aeroporto de Manaus foi o que mais evoluiu: 34%. Ele foi seguido pelas melhorias de Confins (MG, 32%), Brasília e a própria Campinas (22% ambos). Já Fortaleza foi o único que apresentou piora no desempenho: 5%.

Nas áreas segmentadas, os indicadores “custo-benefício dos produtos comerciais” e “custo-benefício dos produtos de lanchonetes/restaurantes” foram os que mais evoluíram: 29% (2,4 para 3,17) e 27% (2,25 para 2,87), respectivamente, mesmo não atingindo a meta do governo, que é nota 4 para cada indicador. A “sensação de segurança nas áreas públicas”, embora dentro da meta, foi um dos itens com menor evolução 4% (4,1 para 4,3).

Em relação à infraestrutura, os passageiros estão mais satisfeitos com a “qualidade de internet-Wi-Fi”, que teve uma evolução de 15,1% (3,0 para 3,5); com o “conforto térmico”, que progrediu 9,6% (3,9 para 4,4); com o “conforto acústico”, 10% (3,9 para 4,2); além da “limpeza geral”, 9,4% (4,1 para 4,5).

Leia também: Funcionária receberá diferença por cobrir férias de colega com salário maior

O nível de confiança do levantamento realizado nos aeroportos é de 95% e a margem de erro da medição é de 5%.

*Com informações da Assessoria de Comunicação do Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!