Brasil Econômico

Boletim Focus, do Banco Central, aponta inflação bem abaixo da meta, em 4,19% este ano
shutterstock
Boletim Focus, do Banco Central, aponta inflação bem abaixo da meta, em 4,19% este ano

O Boletim Focus desta semana aponta para a sétima queda seguida na projeção para a inflação de 2018. Na publicação realizada nesta segunda-feira (19), o mercado financeiro passou o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de 3,67% para 3,63%.

Leia também: Concursos públicos que encerram inscrições nesta semana pagam até R$ 26 mil

Como o indicador econômico sofreu mais uma redução, o novo número divulgado pelo Boletim Focus está ainda mais distante do centro da meta, que é 4,5%, ao mesmo tempo em que também está acima do limite inferior, de 3%. Vale destacar que o teto estipulado para o índice é de 6%. Em relação a 2019, o Banco Central (BC) estima uma inflação de 4,20%, valor 0,5 ponto percentual (p.p) abaixo do centro da meta de 4,25%.  

PIB e Selic

A estimativa do mercado financeiro para a expansão do Produto Interno Bruto ( PIB ), caiu pela segunda vez consecutiva, uma vez que passou de 2,87% para 2,83%. Por outro lado, para 2019, a soma de todos os bens e serviços produzidos no País se manteve em 3% pela sétima publicação seguida do boletim.

Leia também: Bancos deixam de aceitar boletos antigos com valor a partir de R$ 2 mil

A taxa básica de juros, a Selic , atualmente está em 6,75% ao ano e corresponde ao menor nível já registrado na história do BC. E a previsão das instituições financeiras é de que o indicador encerre 2018 em 6,50% ao ano. O mercado também espera que o Copom reduza o índice em 0,25 p.p ainda neste mês. De acordo com as expectativas, em 2019, a Selic deve subir gradualmente e encerrar o período em 8% ano.  

Quando a Selic aumenta, o objetivo do BC é conter a demanda aquecida, o que gera reflexos nos preços, já que juros mais altos encarecem o crédito e estimulam que mais dinheiro fique contido na poupança do consumidor.

Leia também: Bolsa Família deverá ter reajuste acima da inflação, diz ministro

Agora, quando a instituição opta por diminuir o índice dos juros básicos, a ideia é fazer com que o crédito fique mais barato, com incentivo à produção e ao consumo, reduzindo o controle sobre a inflação. Acompanhe o próximo Boletim Focus e fique por dentro dos principais indicadores econômicos no Brasil Econômico .

*Com informações da Agência Brasil

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!