Consulta ao lote residual do Imposto de Renda começa nesta quinta-feira

Contribuinte pode fazer a consulta pelo portal da Receita Federal ou pelo Receitafone 146; Resgate da restituição pode ser feito em até um ano

Foto: shutterstock
Crédito da restituição do Imposto de Renda está programado para ser feito no dia 15 de fevereiro

A Receita Federal (RF) abre  consulta ao lote de restituição do Imposto de Renda (IR) referente ao período 2008 e 2017 nesta quinta-feira (8) para reembolsar ao menos 102 mil contribuintes em mais de R$ 210 milhões.

Leia também: Taxa básica de juros poderá ter 11º corte seguido e ter novo recorde inferior

De acordo com a Receita Federal, o crédito bancário está programado para ser feito no dia 15 de fevereiro, com valores corrigidos pela taxa básica de juros, a Selic. Vale destacar que a consulta sobre o lote de restituição do Imposto de Renda  teve início às 9h da manhã no próprio portal da Receita ou pelo Receitafone 146.

O contribuinte que optar pelo serviço online, no serviço e-CAC, poderá conferir o extrato da declaração de Imposto de Renda e ver se há inconsistências de dados identificadas pelo processamento. Se houver, poderá fazer a autorregularização mediante a entrega de declaração retificadora. O aplicativo da Receita Federal também é uma opção para quem quer fazer a consulta pelo smartphone ou tablet.

Leia também: Acha o bitcoin muito caro? Então, conheça outras criptomoedas para investir

Prazo de resgate

O contribuinte tem até um ano para resgatar a restituição no banco. Segundo a Receita, caso o prazo não seja cumprido, há duas opções para conseguir pegar o reembolso. A primeira delas é por meio do Formulário Eletrônico – Pedido de Pagamento de Restituição, enquanto que a segunda é pelo e-CAC, no serviço Extrato do Processamento da declaração do IR.

Agora, se o valor não for creditado, o contribuinte deverá ir pessoalmente a qualquer agência do Banco do Brasil ou ligar para a Central de Atendimento no telefone 4004-0001, se residir em alguma capital, ou para o 0800 729 0001, para as demais localidades. Já as pessoas com deficiência auditiva são atendias pelo 0800 729 0088. Nesse telefone especial, é possível agendar o crédito da restituição do Imposto de Renda em conta corrente ou poupança, no nome do contribuinte e em qualquer banco.

Leia também: Pedido de aposentadoria por tempo de contribuição poderá ser feito pela internet

*Com informações da Agência Brasil