Brasil Econômico

Para 2018, expectativa do PIB obteve o sétimo crescimento consecutivo, passando de 2,68% para 2,70%, aponta BC
shutterstock
Para 2018, expectativa do PIB obteve o sétimo crescimento consecutivo, passando de 2,68% para 2,70%, aponta BC

A previsão do mercado financeiro para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de 2017, divulgada nesta terça-feira (2), ficou estável em relação à estimativa de 2,78%, registrada na semana anterior pelo Banco Central (BC). 

Leia também: Tarifa branca entra em vigor e pode deixar sua conta de luz mais barata; entenda

O resultado desta semana está ainda permanece abaixo do centro da meta de  inflação  de 4,5%, com limite inferior de 3% e superior de 6%. Vale destacar que, quando o índice fica fora desses patamares, o  BC  elabora uma carta aberta ao ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, argumentando sobre o descumprimento da meta.

Em setembro, a estimativa também ficou abaixo do piso, mas depois voltou a ficar dentro do intervalo de tolerância. Entretanto, no boletim Focus do dia 11 de dezembro, o mercado financeiro projetou uma estimativa inferior à meta novamente.

Nos 11 meses do ano, o IPCA chegou a 2,5%, o menor resultado acumulado para o período desde 1998, quando foi registrado 1,32%. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) deve divulgar o resultado oficial do indicador de 2017 no dia 10 de janeiro.

Para 2018, as projeções do mercado financeiro também foram mantidas, mas, para este ano, a expectativa é que a inflação chegue à marca de 3,96%, ou seja, que permaneça abaixo da meta de inflação de 4,5%, mas nos limites de 3% e 6%.

Leia também: Salário mínimo de R$ 954 entra em vigor nesta segunda-feira (1º)

PIB e Selic

Assim como a estimativa da inflação foi mantida, a projeção da taxa básica de juros, a   Selic , também permaneceu com o índice de 7% ao ano. Na reunião do dia 6 de dezembro de 2017, o Comitê de Política Monetária (Copom) reduziu a taxa em 0,5 ponto percentual, quando a Selic estava em 7,5% ao ano.

Para o final de 2018, o mercado financeiro espera que a Selic seja de 6,75% ao ano. E, caso as expectativas sejam confirmadas, esse será o menor nível já registrado pelo Banco Central.

Em relação à soma de todos os bens e serviços produzidos no País, o Produto Interno Bruto ( PIB ), o BC divulgou o quinto ajuste positivo seguido, de 0,98% para 1%, para 2017. Para 2018, a expectativa também foi de crescimento, o sétimo consecutivo, uma vez que passou de 2,68% para 2,70%.

Leia também: Desemprego chega ao menor nível do ano, mas ainda atinge 12,6 milhões, diz IBGE

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!