Após chegar ao menor nível da história, Selic pode ter novo corte em fevereiro
Comitê de Política Monetária do Banco Central considera voltar a reduzir a taxa básica de juros; índice poderá passar de 7% ao ano para 6,75% ao ano
Por Brasil Econômico | * |
Leia também: BC: Inflação pode chegar a 2,88% e ficar abaixo do limite da meta pela 1ª vez
Em sua última reunião, o Copom fez com as expectativas do mercado fossem atendidas. A taxa Selic passou de 7,5% ao ano para 7% ao ano. Além de representar o décimo corte seguido, o anúncio fez a taxa básica de juros registrar o menor nível de toda a série histórica do BC, iniciada em 1986. Na ata da reunião, o Copom afirma que seria "apropriado sinalizar" que uma nova redução "moderada" poderá ser feita no próximo encontro.
Leia também: Influenciado pelo encarecimento da saúde, custo de vida sobe em São Paulo
Você viu?
"Mas [os membros do Copom] avaliaram que cabia advertir que essa visão é mais suscetível a mudanças na evolução do cenário e seus riscos que nas reuniões anteriores", diz a ata. Segundo o comitê, novos cortes na Selic dependem da evolução da atividade econômica e das expectativas de inflação. O Copom destacou que a aprovação da reforma da Previdência é fundamental para manter a inflação baixa.
A ata aponta, ainda, que todos os membros do Copom consideram de extrema importância a implementação das reformas de natureza fiscal, e de ajuste na economia do País, "para o funcionamento pleno da política monetária e para a redução da taxa de juros e estrutural da economia, com plenos benefícios para a sociedade".
Leia também: Aluguel em bitcoin? App permite pagamento da despesa com moeda digital
Entre os meses de outubro de 2012 até abril de 2013, a Selic foi mantida em 7,25% ao ano, até então o menor nível da história. Deste ponto em diante, a taxa sofreu reajustes graduais até chegar à marca de 14,25% ao ano em julho de 2015. A redução dos juros básicos da economia voltou a acontecer somente há um ano, em outubro de 2016, até chegar a 7% ao ano.
*Com informações da Agência Brasil